Ludicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

LILIAN TELES DA PAIXÃO















ludicidade: um caminho para a aprendizagem
















Alagoinhas
2011

LILIAN TELES DA PAIXÃO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a questão do lúdico em meio ao processo de construção do saber da criança mostrando que o casamento entrea educação e a ludicicade pode trazer relevantes contribuições no que se refere a formação deste pequeno ser. Com isso, refletimos em linhas gerais um pouco mais sobre a ludicidade: um caminho para à aprendizagem. A aliança do lúdico com o ato de aprender pode trazer significativas contribuições no que se refere a formação cognitiva do aluno.
Embora o lúdico sempre tenha feito parte docotidiano da criança, não lhe foi dada a devida importância. Faz se necessário olhar através do tempo, a presença das atividades lúdicas que, desde os povos primitivos tem se evidenciado registros de brinquedos e brincadeiras infantis em várias culturas.
A ludicidade caracteriza se como atividade fundamental intrínseca ao ser humano, o que deixa claro que a sua origem, a sua época e fazendo parte detodo seu percurso através dos séculos. Muitas escolas aimda trabalham o lúdico, aleatoriamente, não percebendo com isso, que a criança aprendem muito mais com as brincadeiras. Os professores desconhecem o seu valor ou se fazem indiferentes, fingindo aplica lo.
A brincadeira ainda é vista apenas como recreação, para passar o tempo no final das atividades cumpridas, espaços físico e tempo.ainexistência de brinquedo, materiais e objetos por meio do qual a criança cria e recria na escola, vem nos mostrar o quanto a ludicidade está distante do processo ensino aprendizagem. É preocupante o ensino, nos dias de hoje quando alguns professores permanacem na cegueira, desconhecendo o desenvolivimento afetivo, cognitivo, social, físico motor, linguístico e moral das crianças. Faltam as escolas umprojeto pedagógico, colocando a brincadeira como um recurso importante para estimular esse desenvolvimento.
O lúdico, na escola representa uma situação de aprendizagem a ser valorizada e incentivada pelo educador.
É possível perceber que o campo da ludicidade ainda é pouco explorando pelas escolas e quando isso ocorre por vezes, é feito de forma errônea havendo pouca recaptividade porparet de alguns professores.
Devido a concepção do lúdico ser pouco, compreendida, alguns professores ainda não conseguem se apropriar do real significado do lúdico da sua importância. Com o lúdico a partir do seu contexto sódio cultural , a criança contrói a seu fazer repercultindo, no futuro, o que seria a própria essência da vida.
Por isso, queremos investigar se a escolaprocura desenvolver o processo de aprender, a aprender. Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar de que forma o lúdico está sendo trabalhado na Escola, e em que medida interfere no processo ensino apredizagem. Especificamente, irei analisar a concepção de ludicidade dos professores da educação infantil; verificar a aplicação da interdisciplinaridade, tendo como elo o lúdico ; compreenderas dificuldades no dsenvolvimento de uma metodologia diferenciada que envolva o lúdico.
Esse trabalho tem com intenção de contribuir para a formação de uma nova concepção de ensino em que o prazer, a alegria e o desenvolvimento da criança possam ser garantidos. No entanto a pretensão deste trabalho não é de esgotar o tema, e sem analisar as contribuições dos mais variados teoricos que jáestudaram a questão abordada e reconheceram a sua importância a fim de embasar, teoricamente um projeto pedagógico tendo seu ponto principal a brincadeira como objetivo estruturante no aprendizado da criança.















REVISAÕ BIBLIOGRÁFICA
A criança inicialmente é egocêntrica, só se interessa por ela mesma, para depois se interessar pela casa, família, escola ampliando,...
tracking img