Ludicidade: uma forma de ensino e aprendizagem e sua aplicabilidade real na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Sabe-se que a educação atualmente, vem sofrendo inúmeras transformações em todos os sentidos. Grandes são as influências, principalmente de grandes pensadores: Rousseau, Froebel, Vygotsky, Piaget e outros, que fazem do lúdico um alicerce para que houvesse maior motivação, interesse, atenção e desenvolvimento por parte da criança, que através do “Brincar” aprende de uma maneiradescontraída e prazerosa, se tornando uma atividade cotidiana na vida das crianças. É através do brinquedo que ela encontra uma forma para resolver a maioria dos conflitos criados pelas limitações do mundo em que vive e que é, eminentemente, um mundo dos adultos. Através da brincadeira a criança expressa sua forma de representação da realidade, trazendo ao educador e ao educando orientações para ummundo onde nele possa aguçar e desenvolver seus saberes.
Sobre a importância do ato de brincar para o desenvolvimento psíquico do ser humano, Bettelheim (1984, p. 105) afirma que:

“Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo. Sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividadeslúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos.” (BETTELHEIM, 1984, p. 105)

Na atual perspectiva de educação, o lúdico tem promovido um novo espaço que empresta ao momento de aprendizagem um aspecto descontraído, prazeroso e que possibilita o aprender brincando, “inspirado numa concepção de educação para além da instrução” (SANTOS, 2001, p. 15), que é aprópria aprendizagem significativa.
O jogo na educação representa mais do que atividades de competição com regras, representa uma ação lúdica, pois “é a ludicidade que dá o caráter de jogo às atividades escolares” (SANTOS, 2001, p. 15); assim, estabelece-se uma relação entre o brincar e o aprender.
A ideia de pesquisar sobre este assunto surgiu do interesse em saber mais sobre o tema e suaaplicabilidade real na escola. Este interesse deve-se a grande relevância que a ludicidade tem no universo infantil e consequentemente na vida escolar da criança. Esta pesquisa também justifica-se pelo fato de que, apesar das propostas existentes no âmbito educacional, percebe-se que os resultados continuam insatisfatórios o que demonstra a necessidade de mudanças, sendo o professor um dos principais,senão o mais importante protagonista deste processo de mudança, sendo necessário que a prática docente seja motivo de estudos como este e muitos outros.
Como referencial teórico, tomamos como caminhos estudos que buscam desvendar a história social da infância, como os de Ariès, Priore e Freitas; em teorias que revelam a importância de atividades e práticas lúdicas para a socialização das crianças,como as de Moyles, Kramer, Leite e Brougère; bem como naquelas que enfatizam a relevância da ludicidade na escola, para o desenvolvimento infantil, como as de Kishimoto, Santos e Fortuna.
Esta pesquisa tem por finalidade analisar a postura dos professores em relação à ludicidade e a aplicabilidade real das atividades lúdicas na escola e analisar como a ludicidade pode intervir no aprendizado dacriança em algumas disciplinas, desenvolvendo seus saberes com criatividade e desempenho. Com a ludicidade na escola, é possível perceber a criança e estimulá-la no que ela precisa aprender.
Através de um breve levantamento bibliográfico e a afirmação de alguns pesquisadores do assunto, verificamos que se pode trabalhar o corpo e o movimento dentro da sala de aula de uma forma mais lúdica, onde oaluno irá ter mais interesse em aprender; pois o aspecto lúdico desperta o interesse e a motivação para a aprendizagem.
Por meio da brincadeira, a criança se envolve no jogo/atividade e sente a necessidade de partilhar com o outro, de dividir com o amigo. Esta relação expõe as potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põe à prova as aptidões, testando limites e propondo...
tracking img