Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHANDO COM O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS E EXPERIÊNCIAS


PEDROSA, Francineide Batista de Sousa
SILVA, Milena Celândia Rodrigues
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – CAJIM
Coord.: Profa.: Soraya Nunes dos Santos Pereira
E-mail: sorayanspereira@hotmail.com

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências docentes no âmbito escolar da EducaçãoInfantil (Pré I), bem como descrever esse ensino concebido através de atividades lúdicas, planejadas com o intuito de promover uma melhor aquisição dos conhecimentos, uma vez que, durante o período de observação, percebemos que esse recurso, a ludicidade, não estava sendo utilizado na sala de aula. Assim, decidimos elaborar um projeto lúdico e a partir daí verificar a sua aplicabilidade efuncionalidade. Definimos como objetivo geral do projeto, propiciar, através de brincadeiras, jogos e músicas, interligados as atividades diárias, uma maior aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar na Educação Infantil. Acreditamos que o ambiente escolar proposto pela função lúdica desenvolva na criança, o gosto pela vivência escolar, e que esta mesma função, promova uma interação social, quefavoreça a criança, o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas e intelectuais. Os recursos utilizados para elaboração deste trabalho, foram os relatos de observação, as nossas experiências docentes, bem como a pesquisa bibliográfica, com o intuito de traçar, ao longo deste, nossas considerações acerca do assunto em questão, ao qual chegamos à conclusão de que o ensino na EducaçãoInfantil precisa sim da ludicidade para que as crianças venham a construir sua própria autonomia na aquisição dos seus saberes.

Palavras – chave: Experiência docente. Ludicidade. Educação Infantil.

1 INTRODUÇÃO

Partindo da concepção de que educar, nos dias de hoje, exige que se faça um trabalho voltado para o desenvolvimento de competências e para habilidades que buscam preparar os alunospara se inserirem no mundo social e assim exercer sua cidadania, a escola necessita realizar um trabalho que não pode ficar restrito a mera transmissão de conhecimentos, mas sim, fornecer ao aluno instrumentos necessários para que ele consiga compreender, selecionar e organizar as informações que norteiam o mundo moderno, e assim construir autonomia na aquisição dos seus saberes.
Os estudoscomprovam que a brincadeira favorece a auto-estima das crianças e auxilia na aquisição de conhecimentos de forma criativa, pois “ao brincar, as crianças podem reconstruir elementos do mundo que as cerca com novos significados, tecer novas relações, desvincular-se dos significados imediatamente perceptíveis e matérias para atribuir-lhe novas significações”. (RCNEI, 1998, p. 29)
Segundo o RCNEI, éatravés da brincadeira que as crianças constroem seus próprios significados com base nos sinais, gestos, objetos, pois o ato de brincar envolve a significação daquilo que lhes é apresentado, “é no brincar que as crianças recriam e representam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando”. (RCNEI, 1998, p. 27).
Para Piaget, é na brincadeira que a criança faz a assimilação darealidade com ele próprio, sem nenhuma finalidade aparente, apenas para satisfazer suas necessidades, pois ela tenta constantemente adaptar-se ao mundo dos adultos, que por suas vez possui regras desconhecidas para ela, que lhes chama a atenção fugindo da sua compreensão. Visto que a criança não consegue satisfazer todos os seus anseios na esfera afetiva e intelectual, em busca do mundo adulto. “Abrincadeira é, então, uma atividade que transforma o real, por assimilação quase pura às necessidades da criança, em razão dos seus interesses afetivos e cognitivos”. (FONTANA & CRUZ, 1997, p. 121)
A interdisciplinaridade, no âmbito da Educação Infantil, age proporcionando intercambio entre as disciplinas as quais relacionam os seus conteúdos, permitindo o diálogo, o planejamento e um...
tracking img