O composto de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing: conceitos e características

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade(LAS CASAS, 2004).
O conceito mais básico do Marketing é o das necessidades humanas, que resultam de situação de privação. Entre essas necessidades estão: necessidades físicas básicas de alimentação vestuário, abrigo e segurança; necessidades sociais de bens e afeto; e necessidades individuais de conhecimento e alta expressão. Elas não foram inventadas pelos profissionais de Marketing, sãoelementos básicos da condição humana. (KOTLER; ARMSTRONG, 2004).
Marketing é troca ou transferência entre duas ou mais partes de algo que possuem. Neste sentido, o marketing existe desde quando as pessoas começaram a procurar e oferecer coisas aos outros na expectativa de receber algo em contrapartida, melhorando a existência de ambos. (URDAN; URDAN, 2009).
Kotler e Armstrong (2004) definem marketingcomo um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio de criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros. Para explicar mais detalhado o conceito existem termos muito importantes como: necessidade, desejos e demandas.
Para Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas esociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele ‘supre necessidades lucrativamente’.
A American Marketing Association (AMA) oferece a seguinte definição: o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie aorganização e seu público interessado.
Marketing também é um processo de atividades e recursos logicamente encadeados e executados que gerentes adotam para alcançar resultados nas organizações (URDAN; URDAN, 2009).
Kotler e Keller (2006) dizem que fazer Marketing significa satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. O dever de qualquer negócio é fornecer valor para o cliente mediantelucro. Mas que com a economia extremamente competitiva, com compradores cada vez mais racionais, uma empresa só pode vencer ajustando o processo de entrega de valor e selecionando, proporcionando e comunicando um valor superior. A visão tradicional do marketing de fazer alguma coisa e vender, isso não funciona em economias mais competitivas, em que as pessoas têm várias opções. O marketing devedeterminar as características específicas, o preço e a distribuição do produto.
McCarthy e Perrault (1997), citado por Neves (2005) dizem que, se a maioria das pessoas fossem forçadas a definir marketing, inclusive gerentes, diriam que significa “vendas” ou “propagandas”. Essa resposta não é totalmente verdadeira; vendas e propaganda fazem parte do que é conhecido como marketing, que inclui diversasoutras atividades. Assim, Neves (2005) define que o marketing é como um processo social e de gestão pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e querem através da criação, oferta e troca de produtos e valores com outros, ou seja, trata-se de um processo que visa satisfazer as necessidades das partes através de troca.
Com relação à função do marketing para as organizações, Kotler eArmstrong (2007) afirmam que esta se constitui em lidar com clientes de forma a administrar relacionamentos lucrativos. Destacam que os dois principais objetivos do marketing são: “atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter e cultivar os clientes atuais, propiciando-lhe satisfação” (KOTLER E ARMSTRONG, 2007, p. 3).
O marketing envolve estímulo e geração de trocas, em que duas ou...
tracking img