Lptx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho LPTX



1) O poema “Motivo” de Cecília Meireles, tem um caráter metalinguístico, pois a autora aborda em versos e estrofes, sua motivação para escrever poemas, ou seja, envolve umtrabalho elaborado do código (Poema) sobre o código (motivação para a escrita do poema).




2) Pode-se considerer a litografia de M. C. Escher como um exemplo de metalinguagem, porque o artistase auto retrata dentro de uma esfera, segurada por sua mão, de um jeito que percebemos a imagem do artista e seu produto, confundindo desta forma o criador com a criatura.




3) A obra “AMaior Flor do Mundo” de José Saramago é considerada um texto metalinguístico, porque mostra o autor em um dilema sobre sua capacidade de escrever histórias infantis. Pode-se verificar tal fato, quandoSaramago diz, “As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples… Quem me dera saber escrever essas histórias…”. Desta forma o autor escreve a história em palavras que considera“difíceis”, e faz também o uso de metalinguagem, quando sugere que os leitores reescrevam sua história, de uma forma mais bonita e simples, exemplificado quando Saramago diz “Quem sabe se um dia virei aler outra vez esta história escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?...”.




4) A) A resenha publicada no suplemento Folhateen se refere ao HQ do autor estadunidense Terry Moore,“Estranhos no Paraíso”, que além de ser muito premiado vem conseguindo atrair um publico não acostumado a consumir obras deste gênero, como os gays e as mulheres.




B) A intertextualidadeocorre no trecho que diz, “David ama Katchoo, que ama Francine, que ama todos os homens que não deveria”. A intenção do jornalista fazer referência ao poema “Quadrilha” de Drummond é mostrar de formainusitada o tema central da história, que é a relação entre os três personagens, Katchoo, Francine e David, exatamente como abordado e contado nos quadrinhos de Terry Moore.




C) Não....
tracking img