Lool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Shoá (O Holocausto)

Introdução

Início do Holocausto – Janeiro de 1933 (quando Adolfo Hitler assume o poder) até 8 de Maio de 1945, fim da 2ª Guerra Mundial na Europa.

Durante estes anos milhões de pessoas foram assassinadas, mas os judeus foram o único grupo escolhido pelos nazis para extermínio total. Seis milhões de judeus foram mortas, entre as quais, um milhão e meio de crianças.Grupo de Trabalho:

Filipa Sousa nº12
Joana Santos nº16
Júlio Diogo nº18
Teresa Nascimento nº26


Subtema do Trabalho:

O Holocausto na Europa

O que foi o Holocausto?
"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seismilhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933, acreditavam que os alemães eram "racialmente superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à auto-entitulada comunidade racial alemã.

Durante o Holocausto as autoridades alemãs também destruíram grandes partes de outros grupos considerados "racialmente inferiores": os ciganos, os deficientes físicose mentais, e eslavos (poloneses, russos e de outros países do leste europeu). Outros grupos eram perseguidos por seu comportamento político, ideológico ou comportamental, tais como os comunistas, os socialistas, as Testemunhas de Jeová e os homossexuais.



[pic]




[pic]

Os judeus têm vivido na Europa por mais de 2000 anos. Em 1933, o Anuário Judaico Norte-Americano estimava que apopulação israelita européia era de aproximadamente 9,5 milhões de pessoas. Este número representava mais de 60% da população judáica mundial, estimada em 15.3 milhões. A maioria dos judeus europeus vivia no leste europeu, com cerca de 5,5 milhões vivendo na Polônia e na União Soviética. Antes da tomada do poder pelos nazistas em 1933, a Europa tinha uma cultura judáica dinâmica e altamentedesenvolvida. Em pouco mais de uma década, a maior parte da Europa seria conquistada, ocupada ou anexada pela Alemanha nazista, e a maioria daqueles judeus europeus, dois em cada três, estaria morta.










Em que países ocorreu a perseguição e o genocídio da comunidade judaica?
Em 1933, a população judaica europeia era de mais de nove milhões de pessoas. A maioria dos judeus europeusvivia em países que a Alemanha nazista ocuparia ou viria a influenciar durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, os alemães e seus colaboradores já haviam assassinado dois entre cada três judeus europeus, em uma operação por eles denominada "Solução Final", que era a política nazistapara matar todos judeus. Embora os judeus fossem as principais vítimas do racismo nazista, existiam também outrasvítimas, incluindo duzentos mil ciganos, e pelo menos 200.000 pessoas com deficiências físicas ou mentais, em sua maioria alemães, que viviam em instituições próprias e foram assassinados no chamado Programa Eutanásia.


Conforme a tirania alemã se espalhava pela Europa, os nazistas e seus colaboradores perseguiram e mataram milhões de pessoas de outros povos. Entre dois a três milhões de soviéticosprisioneiros de guerra foram assassinados, ou morreram de inanição, enfermidades, negligência, ou maltrato. Os alemães queriam aniquilar a elite intelectual polonesa, judia e não judia, bem como levar cidadãos poloneses e soviéticos para o trabalho forçado na Alemanha e na Polônia ocupada, onde eles trabalhavamcomo escravos e muitas vezes morriam sob terríveis condições. Desde o início do regimenazista as autoridades alemãs perseguiram os homossexuais e outros grupos que se comportavamse diferentemente das normas sociais vigentes, mesmo que fossem pacíficos. Os oficias da polícia alemã focalizaram seu trabalho de destruição contra oponentes políticos do nazismo-comunistas, socialistas e sindicalistas e também contra dissidentes religiosos, tais como as Testemunhas de Jeová. Muitas...
tracking img