Relatorio constante k

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA

LEI DE HOOKE

MANAUS - AM
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA

LEI DE HOOKERelatório do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Amazonas apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Física Geral e Experimental I.

Relatório do cursode Engenharia Química da Universidade Federal do Amazonas apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Física Geral e Experimental I.

Orientador: Prof. Dr. OtávioBrehmer Rocha
Carolina Oliveira
Kleyner Silva
Letícia Fernandes

MANAUS - AM
2013
INTRODUÇÃO
No ano de 1660, Robert Hooke se interessou pelo comportamento mecânico de molas, e realizou diversos experimentospara tentar explicar as deformações elásticas. Este físico inglês constatou que quanto maior fosse o peso de um objeto suspenso a uma das extremidades de uma mola (cuja outra extremidade era presa aum suporte fixo) maior era o aumento de comprimento sofrido pela mola. Robert Hooke verificou que havia proporcionalidade entre força deformante e deformação elástica produzida. Como esse padrão serepetia em outros sistemas elásticos, Hooke enunciou sua descoberta na forma de uma lei geral, conhecida atualmente como lei de Hooke. Publicada pelo físico em 1676, a lei afirma que “as forçasdeformantes são proporcionais às deformações elásticas produzidas”.
O objetivo deste experimento foi calcular a deformação de uma mola com o desvio de erro. Procurou-se determinar a constante elástica da mola(k), por meio de cálculos matemáticos através de um experimento no qual se observa o tamanho da mola e o quanto ela se deslocará quando for adicionado um determinado objeto a ela.

FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA
A teoria de Robert Hooke descreve a deformação da mola, que aumenta proporcionalmente à força aplicada sobre a mesma. Deste modo, dependendo da força e do sentido, a mola pode ser comprimida ou...
tracking img