Lombroso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Influências Lombrosianas no Brasil

A compreensão das influências lombrosianas em terras tupiniquins perpassa por uma análise da vida e obra de Cesare Lombroso, o que possibilitará um entendimento maior relativo ao seu interesse pela conduta criminosa e sobre os métodos de identificação do criminoso nato. Os reflexos dessas teorias e obras no Brasil começaram de forma tímida, ganhando corpo aolongo dos anos, trazendo consigo diversos opositores.
.
O fundador da antropologia Criminal nasceu em Verona, Itália, em 06 de novembro de 1835. Ingressou na Universidade de Pavia, ao completar dezoito anos, matriculando-se no curso de medicina. Nesta oportunidade Lombroso passa a conviver com obras e ideias que serão de suma importância em suas produções intelectuais, as quais modificaram deforma expressiva a linha de pensamento do autor, reflexos das alterações dentro do âmbito acadêmico intelectual da Europa, além de desenvolver seu interesse por psiquiatria e anatomia cerebral. É neste período de sua vida acadêmica que ele distancia-se cada vez mais dafilosofia do livre-arbítrio, aproximando-se do positivismo francês, do materialismo alemão e do evolucionismo inglês, importantescorrentes de pensamento da época, que perpassarão, em maior ou menor grau, suas ideias e produções intelectuais até o final de seus dias. Ditas aproximações são grandes responsáveis pela cognição assumida pelas teses criminais criadas por Cesare disseminadas muito além do âmbito europeu.
O exercício da psiquiatria iniciou-se logo após dele ser laureado médico em 1858, nesta época contava com vinte etrês anos de idade . Seu interesse pelo estudo da loucura era flagrante, neste período aproximou-se do campo antropológico para enriquecer os seus pensamentos.

Posteriormente, Lombroso começou a exercer a medicina, prestando assistência médica em penitenciárias da região de Turim, logo após o início de suas atividades como psiquiatr. O comportamento humano instigava os estudos dele e seuimenso talento para a medicina rendeu-lhe uma nomeação como médico militar. Assim, o período em que trabalhou em diversas instituições militares, o possibilitou a realização de diversas observações referentes aos soldados, os quais entendia serem “homens normais”, criando desta forma, um parâmetro com as característica encontradas nestes homens. Possuía, assim, uma régua com a qual media os outros.Ademais, esses trabalhos e oportunidades do início de sua carreira, não somente a análise de soldados como médico do exército, bem como a atuação com os alienados no hospital de Santa Euphemia, foram fundamentais para a produção de seus primeiros trabalhos acadêmicos, muitos dos quais já abordavam temas que futuramente desenvolveria, como o da patologia cerebral e algumas de suas consideraçõesrelativas de biomorfismos, como a existência de uma relação entre criminalidade e tatuagens. Somado a essas experiências, Lombroso ainda pôde se aproveitar de medições e experimentações realizadas em prisioneiros em Turim.
Assumiu a cátedra da Faculdade de Medicina de Turim em 1865, o que lhe trouxe grande respaldo e respeito no âmbito acadêmico, dita função foi exercida por ele até o final de suavida em 19 de outubro de 1909.
Foi, posteriormente a sua atuação como médico militar, nomeado diretor do manicômio de Pesaro. Este novo trabalhar foi-lhe importantíssimo, vez que, tal fato lhe proporcionou uma íntima aproximação com a questão dos
doentes mentais, de forma que esta ligação entre este e seus pacientes originou um grande número de estudos e trabalhos científicos. Este convíviopróximo que o novo cargo lhe proporcionou trouxe para ele uma imensa experiência nesta área, a qual foi imprescindível na produção de trabalhos que relacionavam a demência com a delinquência.
Diversas publicações foram realizadas, dentre artigos e livros, dentre uns dos primeiros o “Gênio e Loucura”. Com um tom muito áspero, beirando inúmeras vezes o preconceito, foram escritos seus primeiros...
tracking img