Acao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma abordagem técnico-interpretativa e histórica da escola de trompete de Boston e sua influência no Brasil
Nailson de Almeida Simões

Introdução
A escola de trompete de Boston representa o que há de mais inovador e atualizado no ensino contemporâneo de trompete. Por romper com dogmas até então considerados intocáveis, costuma ser motivo de polêmica entre trompetistas do mundo inteiro. Opapel do trompete sofreu grandes transformações neste século, e a escola de Boston propõe um sistema metodológico e didático em sintonia com esta evolução, respaldado por pesquisas em áreas afins do conhecimento humano. O conceito chave da escola, entretanto, não é a busca do progresso em si, mas sim de uma maneira de tocar o trompete que respeite e integre o corpo e a mente, propocionando ao músico omáximo de bem-estar pessoal combinado a um alto nível de desempenho artístico muito mais abrangente que a mera execução técnica.

De fato, as escolas tradicionais de trompete, todas originadas no século passado ou no início deste, não acompanharam o imenso desenvolvimento musical a partir de sua época: o aumento do número de integrantes da orquestra sinfônica e do tamanho das salas de concerto,associado ao repertório contemporâneo, que exige do instrumentista um alto nível de execução técnica combinado a uma grande potência sonora, teve como resultado uma mudança do papel deste instrumento em todas as formações artísticas.

Para acompanhar esta evolução, os fabricantes de trompete deste século vêm desenvolvendo pesquisas contínuas; hoje, o instrumento padrão atual tem um maiordiâmetro interno, conta com o recurso das bombas de afinação ajustáveis durante a execução, além de vários tipos e tamanhos de bocais específicos para cada obra, estilo, período ou formação, bem como modelos aprimorados dos trompetes armados nas diversas tonalidades (não confundir com modelos diferentes de trompetes: antes deste instrumento tornar-se cromático, existiam tantos trompetes quantotonalidades e ainda hoje são requisitados instrumentos armados em outras tonalidades, principalmente no repertório orquestral).

A escola de Boston contemporânea, herdeira de duas linhagens nobres do trompete tradicional, a escola francesa e a russa (termo genérico referente à escola oriunda dos países que pertenciam à antiga União Soviética), não tem como proposta renegar as tradições, mas preservar seuselementos artísticos e estéticos por meio de uma execução aprimorada, compatível com a situação atual do trompete no mundo.

O ensino do trompete no Brasil enfrenta sérios obstáculos, como o restrito número de docentes capacitados e atualizados, a escassez de universidades que oferecem cursos de nível superior de trompetes e a falta de cursos de reciclagem específicos. Com a chegada da escolade Boston atual neste país na década de 80, apoiada por vindas regulares ao Brasil do seu maior expoente, Charles Schlueter, primeiro trompete da "Boston Symphony Orchestra", muitos instrumentistas, professores e alunos, identificaram-se com a concepção da escola, que disseminou-se rapidamente, a mais forte razão por seus simpatizantes e adeptos estarem, em sua maioria, vinculados à instituições deensino médio e superior.

Hoje a escola de Boston está plenamente integrada no panorama artístico e acadêmico do Brasil, através de seus representantes, em posições de destaque na música erudita e popular, nas orquestras sinfônicas e grupos de câmera, nas universidades e escolas de música. Este trabalho é o fruto desta trajetória, e pretende apresentar detalhadamente a concepção da escola, suasorigens, sua metodologia e uma parte de seus resultados, especialmente no Brasil.



1. Objetivo

O presente trabalho é uma seleção de alguns capítulos dA tese "UMA ABORDAGEM TECNICO-INTERPRETATIVA E HISTÓRICA DA ESCOLA DE TROMPETE DE BOSTON E SUA INFLUÊNCIA NO BRASIL", defendida pelo autor em setembro de 1997 durante concurso para professor titular na Universidade do Rio de Janeiro....
tracking img