Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística: sua história

[pic]

Por: Edvanio Crispiniano Machado
RESUMO
O objetivo deste artigo é esclarecer como surgiu a logística e como ela é utilizada atualmente nas organizações. O uso da logística ainda na pré-história, passando de forma sistêmica às forças armadas até chegar a conhecida logística empresarial. Este artigo ainda traz a teoria de que logística não é apenas amovimentação de mercadorias, mas também a de qualquer tipo derecurso. Por fim, é citado a relação da logística com os outros setores das empresas. Sua integração e importância para o bom funcionamento de uma empresa.

INTRODUÇÃO

Quando o aluno vê pela primeira vez a palavra logística, pensa logo em transporte de cargas. Com vários estudos publicados no decorrer dos últimos anos, vimos que logística émuito mais do que isso. Desde a pré-história, já se praticava logística. O transporte de alimentos e as formas de armazenamento destes produtos para o atendimento do maior número de pessoas, já era considerado logística. As forças armadas começaram a dar mais atenção a esta atividade. As unidades militares que possuíam esta habilidade logística, tinha maior vantagem em relação aos seus inimigos. Osmilitares criaram então, a logística sistêmica. O deslocamento das tropas e dos seus materiais, fizeram com que eles se tornassem mais eficazes. A logística, hoje utilizadas pelas organizações, se relaciona com vários setores, como iremos observar mais adiante. É fácil citarmos outras áreas organizacionais quando elaboramos estratégias logísticas ou escrevemos algo sobre o assunto. A logística, ésem dúvida, um assunto fascinante. Aos que aqui começam ou apenas se aprofundam sobre o tema, bem vindo ao mundo da logística.

O INICIO DA LOGÍSTICA

Ao contrário do que se pensava, a logística é muito antiga. A logística é praticada desde o tempo das cavernas. Os nômades, de uma forma primaria, já utilizavam a logística. Isso pois tinham que se deslocar de um local para outro para conseguirmelhor alimentação para sua tribo e se proteger de animais selvagens.

A logística de forma sistêmica, passa a ser utilizada na arte da guerra. As divisões de suprimento, abasteciam os exércitos nos tempos e locais certos, para aqueles que conseguiam a melhores estratégias de deslocamento das tropas, suprimentos e equipamentos – isso passou a ser um diferencial. Observado a semelhança dalogística militar com as atividades industriais, esta estratégia passou a ser usada, com certo sucesso, nas empresas. Surge então, a expressão Logística Empresarial.

LOGÍSTICA EMRPESARIAL 

BAGLIIN (1990), Afirma que a logística é uma função da empresa que se preocupa com a gestão do fluxo físico do suprimento de matérias – primas, assim como a distribuição dos produtos finais aos clientes.

BALLOU(1993), diz que a logística empresarial visa o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem de mercadorias.

VIANA (2002), concebe a logística como uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos, de forma racionalizada, o quesignifica planejar, coordenar e executar todo o processo, visando à redução de custos e o aumento da competitividade da empresa

Entende-se então, que a logística é colocar algo no tempo e local correto ao menor custo possível. Daí então, abrangemos mais o conceito de logística empresarial. Deixa de ser apenas o deslocamento dos produtos das empresas, para ser também o deslocamento de tudoaquilo que se possa movimentar. Podemos citar como exemplos: os recursos humanos, os recursos financeiros, as informações e tudo mais que se possa imaginar.

A RELAÇÃO DA LOGISTICA COM OUTROS SETORES DA EMPRESA

Sendo a logística uma função de racionalização dos fluxos de operações dos sistemas produtivos, interage com outros setores das empresas, trocando assim, informações e gerenciando...
tracking img