Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
I. Logística Internacional
Evolução da Logística no Cenário Internacional 3
Os impactos da Globalização no Brasil 3
A Demanda Logística no Comércio Internacional 4
II. Modais
Formas de modais 7
Tipos de modais 7
Fluvial 10
Marítimo 11
Aéreo 12
Dutoviário 13
Principais dutos existentes noBrasil 14
III. Centro de distribuição 15
Introdução 15
Operação de um CD 17
Sistemas 17
IV. Distribuição
Introdução 18
Conceito 18
Distribuição física no Brasil 21


V. Custo
Introdução 22
Conceitos 22
Conceitos de custos aplicáveis á logística 23
Custos de armazenagem 24
Custos deTransporte 25
Tipos de modais: 25
Intermodalidade ou multimodalidade 26
Custo de Tecnologia de Informação 26
Ferramentas de T I mais utilizadas no processo de gestão logístico 26
Custos tributários 26
Custo decorrentes de lotes 27
Custos decorrentes de nível de serviços 27
Custos da logística de abastecimento 28
Custo daLogística de Planta. 28
Apuração do Custo Logístico Total 28
Conclusão 29








Evolução da Logística no Cenário Internacional
A evolução do cenário mundial, a seguir descrita facilitará a percepção do cenário cambiante em que vivemos e ajudará mais adiante a compreender a explosão de demandas convergentes, que determinam a implantação de procedimentos logísticosinternacionais cada vez mais sofisticados.
Para reduzir os riscos de colapsos econômicos, foram criadas organizações financeiras de cunho internacional (Fundo Monetário Internacional – FMI e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, mais conhecido como Banco Mundial), destinadas a dar suporte á essa nova economia que se preconizava, emprestando os recursos necessários esupervisionando a sua aplicação nos solicitantes.
As grandes indústrias criou o mercado mundial, as velhas indústrias foram aniquiladas e continuam a sê-lo dia a dia. Elas são suplantas por novas, cujos produtos se consomem simultaneamente tanto no próprio país como em todos os continentes. Em lugar das velhas necessidades, atendidas pelos produtos do próprio país, surgem necessidades novas queexigem, para a sua satisfação, produtos dos países mais longínquos e de climas diversos.
Os impactos da Globalização no Brasil
Enquanto o resultante do mundo sistemática e paulatinamente abri as fronteiras e integrava as respectivas economias em blocos econômicos, o Brasil mantinha as suas fechadas, impondo uma política de protecionismo á produção nacional, com forte restrição das importações.
Apóso embargo petrolífero da Opep em 1973, a escassez e a elevação dos preços do combustível direcionou a atenção dos empresários para a necessidade de manter estoques, gerando uma tendência de aumento nos mesmo. Muitas empresa descobriram que poderiam aumentar o capital de giro concentrando suas compras em grandes lotes, com elevadas imobilizações em estoques, dilatando prazos de pagamentos einvestindo na ciranda financeira.
Vivíamos sob o ritmo inflacionário, orientando o mercado nacional a supervalorizar os executivos financeiros comparativamente aos de produção. A composição de preços, dos produtos baseava-se em cálculos aleatórios que nada mais expressavam além da cotação do dólar no mercado paralelo, suposições e boatos acerca de pacotes econômicos, quase sempre distantes dos reaiscomponentes de custos.
A média das empresas necessitava aumentar suas vendas em 10% para aumentar a lucratividade na mesma proporção que obteria com uma redução de 5% nos custos de materiais e transporte.
Com a subsequente estabilização da moeda, a nova ordem passou a ser economicidade. Para obter vantagens competitivas, o empresário precisava identificar e isolar com precisão cada um dos...
tracking img