Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística e gestão da cadeia de suprimentos não são idéias novas. Ao longo da história da humanidade, guerras são vencidas e perdidas por forças e capacidade logística ou por falta delas. No entanto embora os generais e marechais de campo desde épocas remotas tenham compreendido o papel crucial da logística, estranhamente só no passado recente as organizações empresariais reconheceram o impactovital que a gestão de logística pode ter na conquista de vantagem competitiva.
Podemos definir logística como o processo da gestão estratégica da aquisição, movimentação e armazenamento de matérias primas, peças e estoques finais (e o fluxo de informação relacionados) por meio das organizações e seus canais de comercialização de tal forma que as rentabilidades atual sejam maximizadas através daexecução de pedidos visando custo-beneficio.
Alem da logística existe um conceito mais amplo que é chamado cadeia de suprimentos. Podemos definir a cadeia de suprimentos como: Uma rede de organização conectadas e interdependentes entre si e trabalhando cooperativamente e em conjunto para controlar,gerenciar e melhorar o fluxo de materiais e informações de fornecedores para usuários finais.
Pormeio de uma melhor gestão da logística e da cadeia de suprimentos pode se alcançar importante vantagem competitiva, ou seja, uma superioridade duradoura sobre concorrentes em termos preferências do cliente.
A fonte da vantagem competitiva é encontrada em primeiro lugar, na capacidade que a organização tem de se destacar aos olhos do cliente e de seus concorrentes, operando a um custo mais baixoe, consequentemente , obtendo mais lucro. Simplificando , empresas bem sucedidas possuem uma vantagem de custo , uma vantagem de valor,ou, melhor ainda ,a combinação das duas.
A vantagem de custo de um perfil de custo mais baixo e a vantagem de valor oferece ao produto um diferencial “a mais” sobre ofertas mais competitivas.
Pode se dizer que a eficiência e a produtividade , cada vez mais ,podem ser alcançadas mediante melhor logística e gestão da cadeia de suprimentos , levando a custos unitários bem reduzidos, alcançando assim uma vantagem competitiva considerável.
Sabemos que há muito tempo que clientes não compram produtos , eles compram benefícios ,ou seja,ele é comprado pela promessa do que vai “transmitir”. O Desenvolvimento de uma estratégia é fundamentada em valoresagregados em geral requer abordagem mais segmentada para o mercado.
Agregar valor pela diferenciação é um poderoso meio de se conquistar uma vantagem no mercado competitivo. Cada vez mais os mercados estão se tornando mais sensíveis ao serviço, e isso, coloca desafios específicos para gestão da logística. Isso significa que fica mais difícil competir exclusivamente com base na marca ou na imagem épreciso agregar valor ao produto ou serviço oferecido.
Descobrimos que na pratica as empresas bem sucedidas procuram alcançar uma posição fundamentada tanto na vantagem de custo quanto em vantagem de valor.
A vantagem não pode ser compreendida olhando para uma empresa como um todo. A vantagem competitiva deriva pela qual as empresas organizam e executam as atividades dentro da cadeia de valor, que nãoé apenas criado pela empresa local em uma rede, mas por todas as entidades que se conectam uma pelas outras.
Devemos salientar que o contexto concorrencial das empresas continua mudando, trazendo com ele novas complexidades de gestão em geral, podemos citar: As novas regras da concorrência ; A globalização da indústria; A pressão descendente sobre os preços ; Os clientes que assumem oscontrole.
As empresas devem reconhecer que cada vez mais elas concorrem por suas capacidades e competências. Isso significa que as organizações criam valor superior para clientes e consumidores, gerenciando seus processos centrais melhor do que as concorrentes gerenciam os delas.
É seguro prever que em pouco tempo a maioria dos mercados será dominada por empresas globais.O único papel que resta para...
tracking img