Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O autor começa o capítula elucidando o significado de transporte como sendo o movimento do produto de um local a outro, partindo do início da cadeia de suprimentos e chegando até o cliente. É também um componente significativo dos custos contraídos pela maioria das cadeias de suprimentos. Com o aumento do e-commerce e a consequente entrega de produtos em domicílio, os custos dos transportestornaram-se ainda mais significativos no varejo. O sucesso de qualquer cadeia de suprimento está estreitamente ligado à boa utilização do transporte.
Utiliza o exemplo da Walmart que utilizou com sucesso um sistema de transporte responsivo para reduzir seus custos totais. Ela mantém um baixo nível de estoque em sua lojas e reabastece constantemente conforme o produto é vendido, agregando produtos emcaminhões que deixam o fornecedor com destino a varias lojas. Nos centros de distribuição a Walmart utiliza o Crossdocking, processo em que o produto é trocado entre os caminhões de mode que cada caminhão com destino ao varejista carregue produtos de diferentes distribuidores.
Continua com outro exemplo o da 7-eleven, que tem como objetivo manter os produtos em suas lojas para atender àsnecessidades de acordo com a localização ou período do dia. Ela utiliza um sistema de transporte bastante responsivo que supre as lojas diversas vezes por dia para que os produtos disponíveis atendam as necessidades dos clientes. Produtos de diferentes fornecedores são agregados em caminhões de acordo com a temperatura exigida para ajudar a fazer entregas constantes a um custo razoável.
O transporteeficaz é a chave para o sucesso de qualquer negócio feito pela internet. À medida que as entregas em domicílio de todo o tipo de produto crescem com o e-commerce, o transporte exerce papel ainda mais significativo no sucesso dessas cadeias de suprimento.
O transporte faz uma conexão muito importante entre diferentes estágios de uma cadeia de suprimento mundial.
Existem dois participantes chave dequalquer tipo de transporte que ocorra na cadeia de suprimento: o embarcador, que é aquele que necessita do movimento do produto entre dois pontos da cadeia de suprimento e o transportador, aquele que transporta o produto.
Ao tomar decisões relacionadas ao transporte, os fatores a serem considerados variam de acordo com a perspectiva do embarcador ou do transportador. Esta tomada de decisões deinvestimentos ligadas a infra-estrutura do transporte (trens, locomotivas, caminhões ou aviões) e então toma as decisões operacionais para tentar maximizar o custo total (transporte, estoque, informações, e instalações) oferecendo ao mesmo tempo um nível apropriado de responsividade ao cliente.
O objetivo do transportador é tomar decisões de investimento e determinar politicas operacionais quemaximizem o retorno sobre seus ativos. Transportadoras devem levar em consideração os seguintes custos ao investirem em ativos ou ao determinarem politicas de preço e de operações:
Custo relacionado ao veiculo: é o custo contraído pelo transportador pela compra ou aluguel do veículo usado para transportar as mercadorias. O custo é considerado fixo para decisões operacionais de curto prazo tomadas pelotransportador.
Custo operacional fixo: Inclui todo custo contraído associados a terminais, portões de embarque e mão de obra, sejam os veículos utilizados ou não. O custo operacional fixo é geralmente proporcional ao tamanho das instalações destinadas as operações.
Custo relacionado à viajem: É contraído toda vez que um veículo inicia uma viajem e inclui o preço da mão de obra e combustível.O custo depende de sua duração e distância, mas independe da quantidade transportada. Esse custo é considerado variável ao tomarmos decisões estratégicas ou de planejamento. O custo também é considerado variável ao tomarmos decisões operacionais que influenciam a distância e a duração da viajem.
Custo relacionado a quantidade: Esta categoria inclui os custos de carregamento/descarregamento e...
tracking img