Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem da Logística

A atividade logística teve origem nas operações militares, quando grandes exércitos eram deslocados a distâncias consideráveis, e para conquista de seus objetivos estespermaneciam por longos períodos em terras longínquas. A sua prática mais remota é da época dos gregos, sendo aperfeiçoada por Napoleão Bonaparte, embora ainda não fosse objeto de estudo. Foi ensinada pelaprimeira vez, na segunda metade do século XIX nos Estados Unidos da América, já que era um país muito ambicioso, disposto a se transformar em uma grande potência.

Os generais através de umplanejamento estratégico tiveram que desenvolver na “marra” esta ciência, ao ser necessário além do deslocamento dos exércitos, no local certo, no momento preciso – já que as possíveis falhas nesta logísticasignificavam perda de contingente, ou seja, de vidas-, assim como o transporte de armamentos, suprimentos, e até mesmo a equipe militar de médicos.

Nota-se desta forma que o planejamento prévio éfundamental para que a logística já na época das grandes guerras, fosse um apoio real diante da tomada de decisão de um general.

Antes além dos altos custos das operações militares, havia o custoincalculável da perda de vidas, que eram os responsáveis pelo sucesso ou não de uma investida militar.

Hoje nas organizações temos a logística mais desenvolvida e integrada em toda a sua cadeia,sendo a grande responsável pela diminuição de custos, tornando-se assim uma ferramenta para tornar as empresas verdadeiramente competitivas.

Uma logística isolada dos demais departamentosempresariais, ou ainda reativa e não proativa torna este setor empresarial ineficaz, impedindo uma evolução da empresa como um todo.

Este é o pedido para os gestores, fazer uma reavaliação da logística atual,renovando ou melhorando o planejamento desenvolvido, para que este setor desempenhe todo o potencial que lhe compete.

Afinal o que adianta investir em máquinas e equipamentos de última geração,...
tracking img