Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

A transformação de pequenas empresas em exportadoras e buscando a competitividade no mercado internacional. 2
Introdução 2
Noções Básicas de Comércio Exterior 2
Problemas 5
Hipóteses 6
Objetivo 7
Justificativa 7

A transformação de pequenas empresas em exportadoras e buscando a competitividade no mercado internacional.

Introdução
O objetivo principal do projeto écapacitar às pequenas e às microempresas a transformarem suas empresas em exportadoras, buscando a internacionalização e incentivando cada vez mais neste processo.
A realidade no Brasil é que somente as grandes empresas trabalham intensamente com o comércio internacional. Queremos mostrar que as pequenas empresas também podem buscar o seu processo de internacionalização e trabalharem com eficiênciae competência.
Para trabalhar com o Comércio Exterior temos que possuir consultorias e assessorias confiáveis, que saibam nos instruir e direcionar para a maneira mais eficaz e prática de driblar a burocracia brasileira. Cumprindo rigorosamente a legislação aduaneira e atendendo as exigências da Receita Federal.

Noções Básicas de Comércio Exterior
Para concretizar uma operação de comércioexterior é necessária a intervenção além das empresas exportadora (vendedora) e importadora (compradora), de outras empresas e organismos que participam diretamente na operação (figura 1).
Enquanto os fluxos físicos das mercadorias são tratados pelos operadores logísticos (empresas de transporte, empresas de armazenagem, operadores portuários e de forma geral, os transitários ou forwarding agents);os pagamentos são de responsabilidade das entidades financeiras (Banco Central de Brasil, bancos comerciais, empresas seguradoras, empresas de leasing entre outras); o controle das mercadorias é assegurado por empresas de inspeção e os processos administrativos pelas alfândegas e pelos despachantes aduaneiros.
De forma geral poderemos dividir uma operação de comércio exterior – importação ouexportação – em três aspectos essenciais: negociação (fecho do contrato de compra e venda); operacionalização (logística da operação) e pagamento das mercadorias importadas.
Figura 1 - O processo de compra e venda internacional

EXPORTADOR

CLIENTE
TRANSPORTES
ALFÂNDEGAS
BANCOS E SEGURADORAS
PRODUTO
CONTRATO / ENCOMENDA
PAGAMENTO

EXPORTADOR

CLIENTE
TRANSPORTES
ALFÂNDEGASBANCOS E SEGURADORAS
PRODUTO
CONTRATO / ENCOMENDA
PAGAMENTO

Fonte: Apostila de Comércio Exterior Senac Santo André – Internacionalização de pequenas empresas.

Além das empresas privadas acima mencionadas outras instituições públicas interferem por meio de seus órgãos, diretamente ou indiretamente no comércio exterior.
As de maior relevância são o Ministério da Fazenda (MF) por meio daSecretaria da Receita Federal (SFR) e do Banco Central do Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) por intermédio da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
A Secretaria da Receita Federal (SFR) administra os tributos incidentes sobre as operações de comércio exterior e o Banco Central do Brasil formula, executa, acompanha e controla as políticas monetária,cambial, de crédito e de relações financeira com o exterior.
A Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) assessora o Ministro na formulação no acompanhamento e na execução das políticas de comércio exterior.
Outros órgãos anuentes
Outros organismos oficiais interferem nas operações de comércio exterior, entre os quais se destacam:
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – zela pelocumprimento dos procedimentos vinculados à vigilância sanitária de mercadorias.
DPF – Departamento de Polícia Federal - Fiscaliza produtos químicos que direta ou indiretamente possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.
IBAMA – Ministério do Meio Ambiente – zela do Cumprimento da Convenção Internacional...
tracking img