Carnot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carnot, Nicolas Leonard Sadi (1796-1832)
Elaborado por: Vinicius Kapudjian Carabett - RA 931101
Dados Biográficos
O filho mais velho de Lazare Carnot, Sadi nasceu no Palais de Petit-Luxembourg, onde seu pai viveu como membro do Diretório. O forte e turbulento mundo da política e ciência francesa foi parte integral do ambiente em que Sadi e seu irmão mais novo Hippolyte passaram a juventude.Retirado da vida pública em 1807, Lazare Carnot se concentrou na ciência e educação de seus filhos. Através de seus estudos, Sadi adquiriu não somente gosto e aptidão para a matemática mas também um grande preparo em física, nas ciências naturais da linguagem e na música.
Em virtude do seu rápido progresso, foi decidido que Sadi deveria integrar a elite da École Polytechnique após atingir seusdezesseis anos, o mínimo para a admissão. Seguindo alguns meses de preparação na Lycée Charlemagne em Paris, passou no exame de admissão e assim atingiu a Polytechnique. Seus estudos desde 1812 a 1814 se intensificaram em análise, mecânica, geometria descritiva e química, ministrados por um eminente corpo docente, incluindo Poisson, Gay-Lussac, Ampère e Arago.
Em 1813 Sadi endereçou uma carta aNapoleão em nome de seus colegas de curso, pedindo permissão para se juntar na luta contra os Allies invasores, e, em Março de 1814 estava entre os estudantes que lutaram bravamente em Vincennes, embora em vão. Classificado como o sexto da classe, ele terminou seus estudos da Polytechnique em Outubro de 1814 e foi enviado imediatamente para a École du Génie, em Metz, como estudante a segundotenente. Durante os dois anos do curso de Engenharia Militar, Sadi escreveu vários artigos científicos, que agora estão perdidos mas que foram bem recebidos na época, segundo seu irmão. Durante os "Cem Dias", Lazare Carnot foi o Ministro do Interior de Napoleão, e Sadi se tornou objeto de especial atenção dos seus superiores. Esta situação terminou em Outubro de 1815, quando Lazare foi exilado pela"Restauração".
No fim de 1816 Sadi terminou seus estudos e começou servindo como segundo tenente no Regimento de Engenharia de Metz. Nos dois anos seguintes, modificou-se sua função de guarnição a guarnição, inspecionando fortificações e projetando planos e relatórios destinados ao esquecimento burocrático. Apesar de alguma conexão com altos oficiais, o nome e a reputação de seu pai se tornaram umfardo para ele nos primeiros anos da Restauração, e seu desenvolvimento intelectual foi frustrado pelo tédio das guarnições militares. Em 1819, aproveitou uma oportunidade para escapar passando por um competitivo exame para um cargo no corpo do Exército de Paris. Imediatamente obteve uma licença permanente de ausência e ocupou o antigo quarto de seu pai em Paris.
Aliviado das limitações da vidamilitar, Carnot começou uma vasta seqüência de estudos e pesquisas, apesar de numerosas interrupções, até sua morte. Além dos seus estudos particulares, seguiu cursos em Sourbonne, Collége de France, &EACUTEcole des Mines e Conservatoire des Arts et Métiers. Neste último, tornou-se amigo de Nicolas Clément, que ministrou o curso de química aplicada, e foi desenvolvendo importantes pesquisassobre máquinas a vapor e teoria dos gases. Um dos interesses particulares de Carnot era o desenvolvimento industrial, que ele estudou em todas suas ramificações. Fez freqüentes visitas a fábricas e oficinas, estudou as últimas teorias de política econômica e deixou em suas notas detalhadas propostas em relação aos problemas correntes, como uma reforma tributária. Além disso, sua atividade ehabilidade abrangiam matemática e as artes finas.

Em 1821 Carnot interrompeu seus estudos para passar algumas semanas com seu pai e irmão exilados, em Magdeburg. Foi aparentemente depois dessa visita que, novamente em Paris, começou a se concentrar nos problemas da máquina a vapor. Após a morte de Lazare, em Agosto de 1823, Hippolyte retornou a Paris para encontrar seu irmão trabalhando ainda nos...
tracking img