Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RENATA FERREIRA
KARLA MENEZES

LOGÍSTICA

Ananindeua
2012INTRODUÇÃO
Administração é o processo de alcançar um objetivo através de idéias em comum, ou seja, pessoas e/ou coisas. Ela é a busca incansável atrás da eficácia e eficiência.
A administração de Materiais entende-se como o grupo de operações relacionadas ao fluxo de materiais, onde abrange desde  a matéria prima até a entrada do produto final na fábrica tendo porobjetivo o abastecimento continuo de materiais. Atendendo deste modo a demanda do consumidor.
Trabalharemos as questões da importância da cadeia logística, a importância das ferramentas disponibilizadas pela logística como o caso da ECR, o almoxarifado bem organizado e seus benefícios se bem estudado no meio ambiente interno e externo da organização, e da distribuição e seus processos e canais.1. ECR
É de fundamental importância demonstrar a necessidade do varejista em garantir o abastecimento/reposição eficiente da mercadoria, diminuindo os prejuízos gerados pela falta de administração de estoque. Eficiência significa atender os consumidores com qualidades, preços justos e custos baixos, disponibilizando o produto certo no local correto.
A reposição continua é uma pratica do ECR(resposta eficiente ao consumidor) tendo como objetivo, fazer com que a cadeia de suprimentos junte esforços para a agregação de valores dos consumidores e para minimizar a insatisfação do consumidor ao encontrar desordem nas prateleiras.
Reposição continua é realizada geralmente de três formas de fluxo físico:
Centro de distribuição do varejo: é quando a reposição das lojas é realizada atravésde um centro de distribuição do varejo, é o ponto no qual os fornecedores centralizam suas entregas com veículos maiores e custos menores, ficando os itens armazenados para atender aos pedidos das lojas, esta pratica é chamada de entrega centralizada via centro de distribuição.
A segunda pratica chamada Cross Doking: difere-se da primeira por não haver necessidade de estoque, pois as mercadoriasjá chegam ao centro de distribuição, destinadas aos pedidos feitos pelas lojas que são consolidadas pelo centro.
A terceira pratica chamada de entrega de loja a loja ou DSD: é quando a própria indústria faz à reposição destinada as lojas.
A reposição continua também pressupõe por parte da indústria um alto nível de serviço que também permitira a redução gradual de estoque na cadeia, bem como aredução de falta de produtos nas gôndolas de supermercados, outro ponto importante é que a agilidade na troca eletrônica de informações torna mais rápida o processo da chegada de mercadoria por parte das transportadoras, proporcionando assim, a redução nos custos de transportes.

2. A IMPORTANCIA DO MAPEAMENTO DA CADEIA LOGISTICA
Geralmente as pessoas vêem a logística como ultima etapa doprocesso, que é a entrega, porem essa é apenas uma das atividades que a logística cuida. Ela faz todas as etapas como o papel da gestão estratégica, aquisição e guarda de materiais, ou seja, cuida de todos os papeis materiais e de fluxo de informação. Para que todos os produtos que qualquer pessoa necessite comprar, ele primeiro precisa ser produzido, para abastecer as linhas de mercado deprodução. A implantação da logística na empresa é vital, pois ela tem um posicionamento estratégico nas organizações em todo processo, como no fluxo de materiais e também de informação.
3. ORGANIZAÇÃO DO ALMOXARIFADO
O almoxarifado é o setor onde recebe os materiais/mercadorias adquiridos através do órgão comprador/fornecedor com intuído de proteger contra furtos e desperdícios
Os principais...
tracking img