Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO,
PROF DALVIO FERRARI TUBINO
Capítulo 1Capítulo 1
Visão Geral dos Sistemas de Produção

As empresas de bens ou serviços que não adaptarem seus sistemas produtivos para a melhora contínua da produtividade, não terão espaço no processo de globalização.
A velha estratégia da produção em massa, derivada da noção de economia de escala, não é maisválida.
Hoje as empresas devem possuir um sistema flexível de produção, com rapidez no projeto e implantação de novos produtos, com baixos leadtimes e estoques no atendimento das necessidades dos clientes.
A forma como planeja-se, programa-se e controla-se estes sistemas produtivos tem função primordial neste contexto.
A conceituação de sistemas produtivos abrange tanto a produção de bens como a deserviços.
A eficiência de qualquer sistema produtivo depende da forma como os problemas são resolvidos, ou seja, do planejamento, programação e controle do sistema.
Para atingir seus objetivos os sistemas produtivos devem exercer uma série de funções operacionais, desempenhadas por pessoas, que vão desde o projeto dos produtos, até o controle dos estoques, recrutamento e treinamento defuncionários, aplicação dos recursos financeiros, distribuição dos produtos, etc.
De uma forma geral estas funções podem ser agrupadas em três funções básicas: Finanças, Produção e Marketing.
O sucesso de um sistema produtivo depende da forma como estas três funções se relacionam.
Convencionalmente, as funções desempenhadas dentro de um sistema produtivo se limitam a esfera imediata de sua autoridade.Tende a ser bilateral e fechado, com as funções exercendo suas atividades até o limite de sua delegação.
Atualmente as empresas sabem que estas barreiras funcionais devem ser quebradas, o compartilhamento de informações nas tomadas de decisões é fundamental para o eficiente desempenho do sistema como um todo. A estrutura funcional deve ceder espaço a uma estrutura operacional multilateral eaberta, onde a responsabilidade pelas ações vão até o ponto em que o efeito desta ação se fizer sentir.
A função de Produção consiste de todas as atividades que diretamente estão relacionadas com a produção de bens ou serviços.
A função de Produção é o centro dos sistemas produtivos, sendo responsável por gerar os bens ou serviços comercializados pelas empresas. A função de Produção transforma insumosem bens ou serviços através de um ou mais processos organizados de conversão.
A essência da função de Produção consiste em adicionar valor aos bens ou serviços durante o processo de transformação. Dentro deste conceito, todas as atividades produtivas que não adicionarem valor aos bens ou serviços devem ser consideradas como perdas e eliminadas.
A função de Marketing está encarregada de vender epromover os bens e serviços produzidos por uma empresa, tomando decisões sobre estratégias de publicidade e estimativas de preços para os mesmos.
Marketing está encarregada de contactar com os clientes e sentir o mercado visando por um lado (médio e curto prazo) abastecer a Produção com informações sobre a demanda pelos produtos atuais, permitindo o planejamento e programação da produção, e poroutro (longo prazo) buscar informações sobre potenciais necessidades dos clientes visando o projeto de novos bens ou serviços a serem desenvolvidos.
A função de Finanças esta encarregada de administrar os recursos financeiros da empresa e alocá-los onde forem necessários.
Com relação ao seu envolvimento com o sistema de produção e o planejamento e controle do mesmo, Finanças deve providenciar aorçamentação e acompanhamento de receitas e despesas, a provisão de fundos para atender este orçamento, e a análise econômica dos investimentos produtivos.
Periodicamente Finanças deve, em conjunto com Produção e Marketing, preparar um orçamento de longo prazo prevendo as receitas e despesas que ocorrerão para o patamar de produção projetado dentro do planejamento estratégico da produção....
tracking img