Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Logística

Professora: Rose Mary
Matéria: Logística.

A introdução nos fala sobre a busca em que as empresas devem agir cada vez mais rápido para o processo decisório ser mais rápido e assim não ficar atrás dos seus concorrentes no mercado ou na área de atuação, essas melhorias tornam-se possível através de um saudável competitividade e organização,priorizando atender eficientemente o cliente e também buscando uma redução de custos como uma elevação de nível de serviços prestados e para demostrar que o serviço logístico pode ser muito bem administrado.
A logística empresarial, como função integrada de uma empresa, é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividades de suprimento, transporte,estocagem e distribuição de produtos. A novidade se encontra no fato de que as empresas passaram a desenvolver essas atividades de forma integrada e coordenada, segundo uma filosofia de otimização global, em busca da melhor contribuição possível para o resultado empresarial. Com isso, passaram a reconhecer que a logística tem potencial para agregar valor para os produtos e serviços que são compradospelos clientes, o que é essencial para sua satisfação e para e para o sucesso das ações de marketing.
O tempo
A combinação entre a administração da cadeia de suprimentos e a logística baseada no tempo pode oferecer às empresas uma grande oportunidade de aumento nos lucros.
Claramente, a logística tem um papel fundamental na movimentação mais rápida de bens para o seu destino. No entanto, estavelocidade envolve muito mais do que apenas entregas rápidas.

Fundamentalmente, envolve eliminação de perdas em toda a cadeia de suprimentos, desde a tomada do pedido até a disponibilização do mesmo ao cliente. E a administração efetiva da cadeia de suprimentos desempenha um papel fundamental para que estes objetivos sejam alcançados.

Isto porque ao invés de tratar as funções como atividadesdiscretas, a administração da cadeia de suprimentos as considera interdependentes, e por isso é capaz de revelar quais as possíveis consequências que uma ação isolada pode trazer a todo sistema.

A logística como Estratégia.

Ao ser corretamente entendida e aplicada, a logística permite desenvolver
estratégias para a redução de custos e o aumento do nível de serviço ofertado ao cliente. Como essas duascondições, isoladamente ou em conjunto, possibilitam o estabelecimento de diferenciais competitivos, justifica-se que este seja o caminho escolhido por um número crescente de empresas para buscar vantagens sobre a concorrência.
Essa idéia pode ser reforçada ao se constatar que alguns dos segmentos
mais competitivos do mercado, como o automobilístico e o grande varejo, adotam a estratégia defocar-se na logística.
No Paraná, o pólo automotivo de Curitiba é uma prova inquestionável dessa tendência. As plantas aqui instaladas se utilizam os mais modernos conceitos de logística, o que permitiu a construção de plantas
compactas, de alta eficiência operacional e capazes de produzir automóveis de classe mundial. Alguns desses veículos são exportados para mercados exigentes, como onorte-americano, por exemplo.

Ao expandir esse raciocínio, pode-se perceber que as empresas e os
países competitivos no cenário mundial, como os Estados Unidos e o Japão, não só utilizam-se da logística, como também vêm pesquisando-a e desenvolvendo-a.
A competência logística foi fundamental para que eles expandissem seus mercados para além de seus limites territoriais, e tornou-se um fator-chave para oseu desenvolvimento econômico.

Logística custa dinheiro. Erros no gerenciamento logístico custam clientes!
Atualmente muitas empresas já têm consciência que a qualidade dos processos logísticos representa um considerável fator de sucesso para seus negócios. Isto fica mais evidente, quando se considera que o custo logístico em relação ao faturamento nas empresas de manufatura pode perfeitamente...
tracking img