Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOTE ECONÔMICO DE COMPRAS (LEC)
Segundo Martins e Alt, (2010) lote econômico de compra é a quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque. Sendo a quantidadeque deve ser comprada para que o custo total seja mínimo, quando se compra o lote econômico, os custos decorrentes de manter estoques são os mais baixos possíveis.
Estabelece um critério para decidira quantidade e a periodicidade de compra dos materiais.

Surgiu em 1915, criado por Ford W. Harris, por meio da simples ideia de encontrar uma quantidade para minimizar o custo total de reposição.Aplica-se tanto na relação de abastecimento pela manufatura para a área de estoque, recebendo a denominação de lote econômico de produção, quanto à relação de reposição de estoque por compras nomercado, passando a ser designado como lote econômico de compras.
De acordo com Ching (2006, p. 44), [...] “lote econômico é a quantidade ideal de compra feita levando em consideração o balanceamentodos custos de manutenção e aquisição, desde quando haja informação precisa, referente à demanda e o tempo de ressuprimento”.
É utilizado para itens da demanda independente, isto é para produtosacabados e peças e outros materiais de reposição.
COMO CALCULAR O LOTE ECONÔMICO DE COMPRAS
Antes de apresentar a fórmula do LEC, vamos conhecer os elementos que o compõe. Como vimos, este modelo supõeque apenas os custos de pedido e de estocagem influenciam nossa decisão.
Assim, o custo total por um período é composto pelo número de pedidos que fazemos (multiplicado pelo custo de pedido) mais oestoque médio (multiplicado pelo custo unitário de estoques).

Com alguns cálculos matemáticos encontramos que o tamanho do lote Q que minimiza o custo total é então:

Onde D é a demanda do período,Cp é o custo por pedido e Ce é o custo unitário de estocagem.
Este valor deve ser então arredondado e negociado, mas sabemos que se não for muito diferente do Q calculado, não estaremos tendo...
tracking img