Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões
1. Quais são os fatores impulsionadores de uma maior participação do Brasil no Comércio Internacional?
Resp. No Brasil esse processo torna-se implícito a partir do inicio da década de 90, com a abertura ao mercado e capital externo. A partir de então o país passa a ter a concorrência em âmbito interno de produtos importados, fruto da política cambial de valorização do dólar, e comometa para crescer, e inserir-se de maneira competitiva no mercado global as exportações.Fatores-chave para o crescimento da competitividade e alcance de novos mercados por parte dos exportadores brasileiros a infra-estrutura logística e uma integração entre os diferentes modais.

2. Qual o principal fator que fez com que houvesse uma evolução tecnológica nos produtos brasileiros?
Resp. A partir deentão o país passa a ter a concorrência em âmbito interno de produtos importados, fruto da política cambial de valorização do dólar, e como meta para crescer, e inserir-se de maneira competitiva no mercado global as exportações.
Nesse contexto o Brasil apresenta significativos superávits em sua balança comercial – diferença entre volume exportado e volume importado – ao longo dessa década o qualalcança resultado recorde ano após ano.

3. Que contribuições trouxe o transporte multimodal de cargas para o desenvolvimento do comércio internacional brasileiro?
Respost. Transporte multimodal como instrumento de apoio à política ativa do comércio exterior, conforme Programa recentemente promovido a partir do início de 1992. Cabe citar, também, o crescimento da informática em uso nosterminais portuários e os estudos que estão sendo procedidos sobre as tarifas portuárias, cujo resultado em Santos já o coloca a níveis próximos dos internacionais, em movimentação de contêineres.
4. O que representa a multimodalidade para o Brasil do que ocorreu em outros países?
Resposta : A importância da multimodalidade cresce ainda mais em função implantação do Mercosul, pois haverá necessidadede boa integração das redes viárias de transportes terrestres entre os países participantes, bem como do transporte hidroviário e da compatibilização sistêmica das suas instalações portuárias, de modo que a movimentação operacional das cargas entre elas se proceda sem colapsos ou compatibilidades indesejáveis. Da mesma forma, quanto aos aspectos de legislação nacional de cada País, haveránecessidade de ser implantada uma documentação multimodal que não retarde a movimentação física da carga, como acontece atualmente em alguns casos nos países do Mercosul, bem como que as modernizações introduzidas em um País em relação à melhoria da qualidade, aumento da produtividade e aperfeiçoamentos para contratação de mão-de-obra, visando baixar custos, tenham caráter de reciprocidade.

5. Qualfoi o grande impulsionador da multimodalidade no Brasil?
Resp.Segundo Rodrigues (2003, p.104-105) o conceito de multimodalidade no Brasil foi introduzido pela lei nº 6.288, de 11/12/75, complementada pelo Decreto nº 80.145, de 15/08/77, ambos já revogados. A regulamentação
definitiva para o transporte multimodal no Brasil veio com a lei 9.611/98 regulamentada pelo Decreto nº 3.411, de 12/04/2000,o qual cria a figura do Operador de Transporte Multimodal.



6. O que você entende da necessidade de uma documentação multimodal? Justifique.
Entendo que para que haja rapidez na movimentação em transporte, entre a origem e o destino onde à necessidade de diversos meios de transporte e serviços em diferentes modais a elaboração de um único documento para que seja utilizada em todas as etapasagiliza e muito nas operações,visando melhoria da qualidade, aumento da produtividade e aperfeiçoamentos para contratação de mão-de-obra, visando baixar custos, tenham caráter de reciprocidade.


7. Qual o maior impedimento para o desenvolvimento do transporte multimodal?
Resposta A legislação e a tributação ainda são os maiores problemas a serem enfrentados no Brasil no que se refere ao...
tracking img