Resenha crash

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO FILME “CRASH – NO LIMITE”
Autor: Eduardo de Moraes e Sousa

"Em Los Angeles ninguém te toca. Estamos sempre atrás do metal e do vidro. Acho que sentimos tanta falta desse toque, que batemos uns nos outros só para sentir alguma coisa.” (Detetive Graham Waters – Crash)

O filme Crash – No Limite de produção estadunidense/alemã é um drama lançado em 2004 nos EUA e que conta no elencocom estrelas do cinema como Sandra Bullock, Matt Dillon, Ryan Phillipe, Brendan Fraser e outros. No ano em que concorreu ao Oscar (2006) teve 6 indicações levando as estatuetas em três delas (melhor filme, melhor roteiro original e melhor edição). O filme Crash é contemporâneo ao pós 11 de Setembro nos EUA e mostra como as pessoas ficaram tensas e amedrontadas em meio a todo esse contexto. A base dofilme é mostrar que na sociedade atual as pessoas vivem em constante sentimento de MEDO. De tanto nos depararmos no dia-a-dia com situações que nos amedrontam, acabamos nos isolando em um universo particular e criamos conceitos pré definidos das outras coisas que nos rodeiam. Esses conceitos previamente formados incluem também e principalmente de todas as pessoas que observamos. De todos essespré-conceitos formados, o que mais se destaca na trama do filme é o preconceito racial. Mas o que torna a explanação desse tema tão especial em Crash é a forma global com que ela ocorre. Não apenas o preconceito contra os negros ou imigrantes é relacionado, mas diversas culturas são alvos desse sentimento em todo o filme; não fica apenas no velho “brancos X negros” mas vai muito além, mostrando que opreconceito racial é algo inerente apenas à cor da sua pele e que pode estar presente em qualquer situação.

Uma dona de casa e seu marido que é procurador da Justiça, dois jovens negros ladrões de carros, um senhor e uma senhora coreanos, um dono de uma pequena loja, um mexicano que consertava fechaduras, dois detetives que também são amantes, um diretor de TV negro e sua esposa, um policialrecruta e seu parceiro veterano. Todos vivem em Los Angeles e terão suas vidas entrelaçadas na trama do filme. Tudo começa quando Jean e seu marido Rick Cabot são assaltados e têm o veículo roubado por dois negros. Um deles, Anthony, é paranóico com a questão racial contra os negros e acredita que eles sempre são o alvo principal de todo o preconceito, enquanto o outro, Peter, não acredita nessa‘conspiração’ que flui da cabeça de seu parceiro e se mostra mais aberto a outras culturas e comportamentos, e isso gera pequenas discussões entre eles, ao ponto que em uma delas, ficam tão entretidos que atropelam um senhor coreano na estrada. Peter é o irmão mais novo do detetive Graham Waters, que investiga entre outros casos a morte de outro policial.

Em outro local, o policial veteranoJohn Ryan e seu parceiro recruta Hansen recebem um chamado de roubo de carro e ao encontrarem um veículo parecido fazem uma blitz. O motorista é o diretor de TV Cameron acompanhado de sua esposa, Christine. Os dois passam por uma crise forte no casamento. O oficial Ryan se deixa levar por seus problemas pessoais e age de maneira imprópria ao conduzir a blitz, o que deixa seu parceiro intrigado e geraconfrontos entre os dois. Após o roubo do carro, Jean resolve mudar todas as fechaduras das portas de sua casa, e aí entra o mexicano Daniel, que é rotulado como um meliante por Jean por causa de suas tatuagens e de sua origem étnica. Em outro serviço, Daniel é chamado para consertar a porta da loja de um senhor persa, e ao explicar que o problema era com a porta é mais uma vez insultado. O persalojista não entende o que Daniel está dizendo e se irrita com isso. No dia seguinte, sua loja havia sido totalmente destruída e ele culpa o mexicano. Num momento de loucura, o senhor persa vai atrás de Daniel e por muito pouco não dispara na filha do mexicano, graças à atitude de sua filha que havia carregado a arma com balas de festim. A essa altura, o policial Ryan havia sido separado de...
tracking img