Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTOS LOGÍSTICOS



INTRODUÇÃO


Uma das principais funções da Logística consiste no controle e administração dos seus Custos. Na verdade o desafio principal consiste em administra - los em relação ao Nível de Serviço desejado pelos Clientes.


Proporcionar um maior Nível de Serviço sem que isso acarrete um acréscimo substancial dos Custos consiste num dosprincipais trade – offs da Logística.


O grande problema é que cada vez mais os Clientes demandam um maior serviço, ao passo que não estão dispostos a pagar a mais por isso. Uma vez que o preço é um qualificador, o Nível de Serviço consiste no diferenciador perante o mercado.
























Sendo assim, a Logística ganha uma função importante nabusca da empresa pelo ganho de mercado. Agregando valor aos produtos através do Serviço, a Logística pode contribuir de várias formas, dentre as quais destaca-se:


➢ A maior redução no prazo de entrega;
➢ A maior disponibilidade de produtos;
➢ A entrega com hora determinada;
➢ O maior cumprimento do prazo de entrega;
➢ Maiorfacilidade de colocação de pedidos.


Os Clientes além de exigirem um serviço de qualidade, exigem também uma diferenciação. Quanto mais a empresa tenta diferenciar seus serviços aos seus Clientes, maior será seus custos, de forma tal que, se a empresa chegasse a tratar cada Cliente individualmente e aplicasse um Nível de Serviço diferente para cada um, seus Custos poderiam ser de talforma que a operação se tornasse inviável. É importante diferenciar os Clientes em relação ao Nível de Serviço, porém deve – se procurar estabelecer alguns padrões em relação ao Serviço para que seja aplicado à grupos com características semelhantes.




A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS LOGÍSTICOS EM OUTROS PAÍSES



Apesar de não está visível para muitos, os Custos Logísticos estãofortemente presentes dentro da economia de um país. Basta levar em consideração que o Custo com Transportes, que agrega substancialmente os Custos dos Produtos.


Levando em consideração esse aspecto, não podemos deixar passar desapercebida a importância do gerenciamento dos Custos Logísticos como sendo um fator determinante para a determinação do Custo de Vida da população.Falando um pouco do Brasil, estima – se que os Custos Logísticos estão num patamar significativamente alto em relação aos demais países. Se levarmos em consideração alguns aspectos básicos, podemos entender os motivos aos quais o Custo Brasil se torna tão alto, se não vejamos alguns:


➢ Condições das estradas que aumenta o custo com manutenção e combustível de veículos;➢ Tarifas portuárias altas;
➢ Ineficiência do transporte ferroviário;
➢ Desqualificação da mão – de – obra;

Portanto, analisando sob esse aspecto, pode chegar à conclusão que nem sempre os Custos Logísticos são totalmente controlados pelas as empresas. Independe delas a manutenção das estradas, por exemplo.


Entretanto, muitos fatores são deexclusiva competência da empresa, que pode, através do bom gerenciamento, tratar a questão dos Custos Logísticos de forma eficiente.


Em outros países, a importância dos Custos Logísticos alcança um nível também elevado, principalmente em países desenvolvidos, onde o volume de exportação de produtos manufaturados é muito maior que nos países sub – desenvolvidos, onde a Logísticaatua mais em produtos primários como cereais ou frutas, por exemplo. Existe também o inverso, onde alguns países importam uma quantidade grande de insumos para abastecer suas indústrias, como é o caso do Japão.


Portanto, em termos percentuais, veja quanto os Custos Logísticos impactam no total das vendas destes países (Figura 01):







|CUSTOS LOGÍSTICOS...
tracking img