Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
31 de Julho a 02 de Agosto de 2008

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Marcos Berberick de Oliveira (UFF) marcosberberick@click21.com.br Orlando Celso Longo (UFF) longo@poscivil.uff.br

Resumo O planejamento e gerenciamento do setor de suprimentos são elementos fundamentais para a execução de um empreendimento, desde a aquisição de um material à contratação de um serviço. No entanto, como asempresas de construção civil não atentaram para esta realidade, existe uma total falta de conhecimento dos processos para uma gestão correta da cadeia de suprimentos, impactando diretamente em custo, prazo, qualidade e risco. Como a concorrência entre as construtoras é acirrada, empresas abrindo capital para aumentar o fluxo de investimentos financeiros, desenvolvimento de novas tecnologias deconstrução, consolidação de compras e aquisições, se faz necessário que a cadeia de suprimentos seja da forma correta, obedecendo a seqüência desta cadeia.

Abstract Supply Chain management and planning are important issues to an enterprise execution, since the material acquisition until services contractors. However, as the construction contractors do not attempt to this facts, there is lessknowledge of the processes to a correct supply chain management, impacting in costs, schedules, quality and risks. As the Contractors competition is very hard, companies are opening capital to increase the financial investments, to develop new construction techniques, to consolidate acquisitions. To achieve these objectives, is necessary that the supply respect the correct sequence of this chain.Palavras-chaves: Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Controle do empreendimento, Empreiteiros na Construção Civil

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Niterói, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras

1. INTRODUÇÃO
Compreende-se como cadeia de suprimentos, um conjunto de instalações dispersasgeograficamente interagindo entre si. Como exemplos dessas instalações tem-se: fornecedores de matéria-prima, plantas produtivas, centros de distribuição, varejistas, estoque em trânsito, produtos intermediários e produtos acabados entre as instalações. (Yin, 1991, apud Souza, Carvalho, Liboreiro, 2006). A cadeia de suprimentos é um subconjunto da cadeia de valor, a qual é focada em agregar valor a um serviçoou a um produto físico, enquanto a cadeia de suprimentos é preocupada principalmente com a produção, distribuição e vendas de produtos físicos. (Simchi-Levi, 2000, apud Souza, Carvalho, Liboreiro, 2006). Na gestão da cadeia de suprimentos o foco é a integração da cada componente, com maximização da eficiência determinando maior satisfação do cliente e conseqüentemente o aumento do market share. Deacordo com Nazário (1999) apud Souza, Carvalho, Liboreiro (2006), “maximizar a utilização de ativos, maximizar a utilização da atual cadeia de suprimentos incluindo a tecnologia da informação, temos nos anos 1970 preocupações voltadas à eficiência dos objetivos operacionais. Nos anos 1980, a eficiência estratégica foi a preocupação. Nessa época, sistemas como reservas de passagens aéreasfuncionaram como uma forte vantagem competitiva. Hoje, a gestão da cadeia de suprimentos é um bom exemplo onde ambos, objetivos e utilização de tecnologias da informação, contêm aspectos de eficiência operacional e estratégica.” A complexidade e multiplicidade de relacionamentos dentro da cadeia de comercialização têm que ser equacionadas para um mesmo objetivo, que é a missão da empresa. Essa missão docomprador tem que estar equacionada com a missão do fornecedor, suas práticas de mercado e padrão ético. O gerenciamento eficaz do SCM é baseado no relacionamento direto dos que trabalham diariamente, pois a idéia é reduzir os lead-times e estoques ao mínimo necessário.

IV CNEG

2

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Niterói, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008...
tracking img