Intemperismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Intemperismo


A crosta da Terra é formada por rochas que nem sempre estão aflorando à sua superfície. Mas cobertas por um manto de material inconsolidado. Esse manto é chamado de regolitoou solo (sentido lato). O manto de solo é produto da ação do clima (umidade, temperatura, gelo, etc.) e da ação de organismos (raízes, bactérias, etc.) sobre a rocha. A esse conjunto de processos se dáo nome de intemperismo. Os processos intempéricos que produzem o solo são chamados de pedogênese (Stevaux) A Mineralogia e Estrutura da Rocha, Clima, Presença ou Ausência de Solo, Tempo de Exposiçãosão fatores que controlam a intensidade. do ataque intempérico as rochas(Chang).
Stevaux define intemperismo como ação das intempéries sobre as rochas e (Chang.) complementa dizendo q eu é o,conjunto de processos, através dos quais as rochas se desintegram e se decompõem a superfície da crosta e que este pode ocorrer por processos Químico, Físico e Biológico.
Castro diz que àdesagregação e decomposição dos minerais e rochas da litosfera por influência dos agentes físicos, químicos e biológicos do intemperismo, se desenvolve um trabalho lento de mobilização dos fragmentosmecânicos e de substâncias em solução. A rocha alterada pode permanecer no local originando os solos “in situ” ou podem ser transportadas pela água, vento ou gravidade, originado os solos transportados. Àmedida que se transforma em solo, o material de origem vai se diferenciando em camadas mais ou menos paralelas denominadas horizontes.


Intemperismo Químico


Segundo Changintemperismo químico compreende as fases de decomposição química dos minerais primários das rochas e de síntese de minerais secundários. A decomposição dos minerais primários das rochas resulta da ação separadaou simultânea de vários processos químicos: hidrólise, oxidação, hidratação, carbonatação e dissolução.
O agente intempérico mais importante é a água,.sendo o seu efeito mais intenso na...
tracking img