Logistica e transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Transportes e a Logística no Turismo

[pic]



“A logística das pescas em Portugal: o caso da lota de Peniche”






3º Ano de Gestão Turística e Hoteleira – Ramo de Gestão Turística

Ano lectivo 2008/2009

Docente: Mestre Doutor Paulo Alcobia

Autoria do Trabalho: João Paulo Correia, Rens Sloos e Rudy Ferreira


Agradecimentos

Ao Sr. JoelCavalheiro, coordenador das lotas do Centro, que muito amavelmente nos fez o enquadramento macroeconómico e institucional das lotas nacionais e da Docapesca, entidade responsável pela gestão das lotas. Ao Sr. Paulino, pela disponibilidade aos nossos insistentes pedidos de informações e explicações sobre o funcionamento da lota de Peniche. À Sra. Ana Paula, secretária de direcção que se mostrousempre prestável, procurando conciliar os nossos insistentes pedidos fora do sector. A entrevista dada pelo Sr. Joel em 27 de Março de 2009 foi fundamental para a compreensão do problema em análise, assim como a entrevista dada em 24 de Abril de 2009 pelo Sr. Paulino, relativamente ao layout da lota.


Índice

Agradecimentos

Sumário executivo …………………………………………………………………… 4

1. A logística eo mercado do pescado fresco

1. A logística e o transporte …………………… …. ……………………… 5

2. O mercado do pescado fresco ………………. ……….… ……. ………. 6

3. Peniche no contexto das lotas nacionais ………………….……………. 8

1. O caso de estudo da lota de Peniche

1.

2.

1. Análise do funcionamento da lota de Peniche ………………………… 9

2. Funcionamento do Layout técnico ……. ……. ……………………… 11

3. Fluxograma e layout técnico …………. ………………………………. 13
1. Fluxograma de operações ………….…………………. …………… 13
2. Layout técnico …… ……… ……………… ……… ……… ……… 14

3. Conclusão ……………… …… …………… ………… ………………………... 15

Referências …………………………………………………………………………. 15


Lista de Figuras …………………………………………………………………… 16



Sumário Executivo
Estudar a lota dePeniche enquanto plataforma logística essencial para a economia local, nacional e internacional da apanha, comercialização e distribuição de pescado. A sua importância está relevada pelo volume oficial de pescado capturado e transaccionado nesta plataforma logística, atribuindo-lhe o segundo lugar nacional em peso e valor do total de capturas registadas em lotas nacionais. O preço médio do pescadotransaccionado é cerca do dobro da lota posicionada em primeiro lugar, a lota de Matosinhos. Este indicador advém das características do peixe pescado nas águas frias e profundas do oceano Atlântico e de algumas espécies de maior valor que são transaccionadas nesta lota.
Vamos estudar o processo de comercialização do pescado desde a apanha até a venda e o papel da lota como base logísticaentre o transporte marítimo e os outros transportes. Verificar a sua importância enquanto estrutura que normaliza todo o processo fazendo cumprir o regulamento e as exigências em matéria de higiene e segurança alimentar assim como a garantia da transparência das operações de compra e venda e de mercado. O facto de serem transaccionadas em média de 1715 toneladas por mês, revela a importância daestruturação de uma plataforma logística e dos processos necessários para garantir as operações cumprindo todas as normas e exigências.
É uma plataforma importante para o turismo por permitir a aquisição de pescado de elevada qualidade através de um circuito oficial e transparente.
A posição da lota de Peniche no ponto mais próximo ocidental da Europa, confere-lhe vantagens competitivasenquanto plataforma logística oceânica no processo de distribuição e comercialização do pescado fresco.
1.1 A logística e o transporte
A logística constitui uma componente indispensável na cadeia de valor das empresas, no que respeita à relação entre os custos de distribuição e o processo da formação dos preços. É uma componente fundamental da cadeia de distribuição, no momento de fazer...
tracking img