Logistica e transporte no oeste da bahia: expectativa em torno da ferrovia leste-oeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA E TRANSPORTE NO OESTE DA BAHIA: EXPECTATIVAS EM TORNO DA FERROVIA LESTE-OESTE




Vanessa Monteiro Correia
vainessaga@hotmail.com










LOGÍSTICA E TRANSPORTE NO OESTE DA BAHIA: EXPECTATIVAS EM TORNO DA FERROVIA LESTE-OESTE





RESUMO

No cenário econômico do estado da Bahia, a região oeste tem uma importância fundamental. Trata-se de uma produção, emsua maior parte, agrícola, na qual predominam os grãos, como a soja, e frutas, como a laranja e o limão.
Dessa produção agrícola realizada no oeste baiano, grande parte é consumida fora dos limites do estado, seja em outras regiões do Brasil, seja no mercado internacional. Por isso, a questão da logística e do transporte desses produtos é de vital relevância para a viabilidade eprosperidade do agronegócio.
Diante disso, o objetivo desse artigo é estabelecer um panorama das atuais condições de logística e transporte dessa região tão frutífera do estado da Bahia, bem como discorrer sobre as possibilidades oferecidas com a implantação da Ferrovia Leste-Oeste, projeto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que tenciona ligar os pólos produtores de grãos e minérios dooeste ao litoral brasileiro.

























CONTEÚDO


1. CONTEXTO HISTÓRICO: FASES DO DESENVOLVIMENTO BAIANO

1.1. A Bahia Colonial
1.2. A Bahia no Império e República Velha
1.3. Estado Novo e a Integração Nacional da Bahia


2. CONTEXTO ATUAL DO TRANSPORTE E LOGÍSTICA DO OESTE BAIANO

2.1. Condições de Infra-estrutura e Transporte na Região
2.2.Modais Utilizados
2.3. Diagnóstico do Desempenho da Logística e Transporte do Oeste Baiano


3. SOLUÇÕES PARA O SISTEMA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA DO OESTE BAIANO - PAC

3.1. Ferrovia Leste-Oeste
3.2. Ferrovia Norte-Sul
3.3. Previsões Relacionadas aos Projetos do PAC

4. CONCLUSÃO











CONTEXTO HISTÓRICO: FASES DO DESENVOLVIMENTO BAIANO



A Bahia Colonial

Aeconomia baiana do período colonial, sustentada pelo sistema escravista, consistia principalmente na exportação de produtos primários, como a madeira e o couro, e derivados da cana-de-açúcar. Podia-se caracteriza-la como uma economia de exportação, agrária e escravista. Havia quatro zonas demarcadas de produção: a cana-de-açúcar era produzida no Recôncavo baiano; Jaguaripe e Camamu eram zonas deprodução da farinha de mandioca; nos areais, se produzia mandioca e fumo, e o gado era criado no sertão da Bahia. No entanto, outros produtos figuravam na cadeia produtiva baiana, sendo eles, o pau-brasil, algodão, ouro, madeiras, couro cru e cachaça.
Após a abertura dos portos, no início do século XIX, houve uma intensificação da entrada e saída no Porto de Salvador, uma vez que ocasionou umaumento nos mercados consumidores. Com as relações de trocas comerciais entre as colônias e a Europa, observou-se uma maior demanda não apenas quantitativa, mas também qualitativa. Desse modo, as condições do Porto de Salvador, grande canal de escoamento do período, foram se deteriorando e virando alvo de reivindicações no sentido de uma melhoria salarial e higiênica. Isso se verificava pelo fatode que esse porto era responsável por uma parcela significativa do transporte de cargas e passageiros, sabendo-se que o modal terrestre baiano não era bem desenvolvido, à época, ligando precariamente poucas regiões do estado.
Com uma economia extremamente dependente do comércio internacional, tanto pelo fato de grande parte do mercado consumidor se localizar no exterior, quanto pelo grandevolume de importações de produtos manufaturados, como tecidos, máquinas e ferragens, a Bahia experimentou, na segunda metade do século XIX, uma perda de espaço no mercado internacional. O comércio baiano não tinha forças para competir no comércio externo, e testemunhava a fuga de capitais através da grande quantidade de produtos importados, por serem imprescindíveis para a população baiana,...
tracking img