Logistica e suplly chain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Na busca pela completa satisfação do cliente, a organização precisa saber o significado da palavra qualidade que deve ser ampliada para antecipar, atender e superar as necessidades e as expectativas do cliente. Ou seja, significa trabalhar com os clientes para conhecer seus verdadeiros desejos e objetivos. Para atingir esse nível, as empresas precisam aprender a utilizar aLogística-ciência, utilizadas pelos antigos exércitos para vencer as batalhas e hoje uma função que prega as bases dos serviços aos clientes. O problema é que nem todos sabem o que ela é e como ela pode ajudar na obtenção do sucesso. É preciso ficar claro que a Logística é uma arma para reduzir custos, ao otimizar o fluxo dos materiais e informações e atuar na queda do preço do produto ao provocar o girorápido do estoque. Logística também é capaz de integrar todas as atividades gerenciais e operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo eficiente de materiais recursos humanos, financeiros e informações, do ponto de origem ao ponto, de destino, com o propósito de adequá-los às necessidades dos fornecedores e clientes. A necessidade de se utilizar cada vez mais soluções criativas paravelhos problemas, tem demonstrado que a Logística ajuda as empresas a colocarem os produtos certos no lugar certo, na hora certa e com isso conseguem proporcionar a satisfação do cliente.
Assim, a Logística contribui nas atividades de importação e exportação; Gestão de materiais e mercadorias; Planejamento e controle da produção; Movimentação de materiais e pessoas; Embalagem e acondicionamento;Recebimento, armazenagem e expedição; Transporte e tráfego; Localização de fábricas, depósitos e terminais; Lay-out e fluxos; Sistema de comunicação e informações; Previsão de demanda; e no importante Serviço ao Cliente, que fecha o ciclo num processo contínuo.
Nessa direção para a satisfação absoluta do cliente, existe a necessidade do gerenciamento, assumir plena responsabilidade para lidar coma filosofia de melhoria da qualidade, e do envolvimento de todos os funcionários e dos fornecedores nas prioridades claramente planejadas.Para começar será preciso estabelecer um planejamento de ações e táticas. Nenhuma mudança poderá ocorrer "ao acaso", por isso deverá ser muito bem planejada.
O primeiro passo para promover a mudança é aprender a planejar. No processo de aprendizagem é que osenvolvidos conseguirão mudar o que está errado, transformando a cultura da organização nos seus diversos níveis de decisão.Para identificar os desejos e as expectativas dos clientes, a empresa deve treinar os funcionários para estarem com todos os sentidos abertos na percepção do cliente. Deve utilizar a mais simples e mais antiga técnica que o homem conhece: a comunicação. Mas a comunicação nosentido de troca de idéias, e não simplesmente quando o chefe manda e o funcionário subalterno obedece. Sem questionar as regras, a cultura da empresa não muda e a qualidade continua não sendo atingida. Na medida em que o treinamento pela busca da satisfação do cliente for crescendo, a organização conquistará a qualidade. Em conseqüência, ao aumentarem e melhorarem as atividades, atingirá aprodutividade. E aí, mais uma vez a Logística entra em cena para ajudar a empresa a decidir se repassa os ganhos de produtividade para o consumidor para evitar a perda de participação no mercado, ou se realiza investimento, no crescimento da organização. Mas, cada caso é um caso. Para algumas empresas conquistar produtividade, ou seja, vender mais, melhor e mais barato poderá se tornar  a oportunidade queestava esperando para crescer. No entanto, aquelas que decidirem apenas dividir os lucros entre os principais acionistas, sem pensar nos clientes, funcionários e consumidores, assumirão a própria sentença de morte.
 

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
DEFINIÇÃO 

É uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e...
tracking img