Api - projecto de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE Erro! Marcador não definido.

O porquê da escolha: 3

3. Evolução Macroeconómica em 2000 4

4. Perspectivas para 2001/2002 6

Longo Prazo 7

5. O Sector do Calçado Português 9

5.1 A Indústria Portuguesa de Calçado 9
5.2.1 Os Centros Comerciais Erro! Marcador não definido.
5.2.2 O Comércio a Retalho de Calçado nos Centros Comerciais 10

6. Análise SWOT 13

6.1.Pontos Fortes e Pontos Fracos 13

8. As forças de Porter 19

9. A empresa Sapatos e Afins, Lda. 20

9.1. Localização 21
9.2. Processo de constituição da sociedade 22
9.3. O produto 25
9.4. Distribuição Erro! Marcador não definido.
9.5.Comunicação Erro! Marcador não definido.
9.6. Recursos 27
9.7 Os Clientes 31
9.8 Os Concorrentes 31
9.9 Os Fornecedores 31

10.Projecto de Investimento 34

10.1. Investimento 34
10.2 Previsão de Vendas 34
10.3. Custos das mercadorias 35
10.4. Preço do Produto 37
10.5. Quantidades e Materiais 38
10.6. Cálculos Auxiliares 39

1. Sumário Executivo

Numa sociedade fortemente consumista, em que há uma crescente preocupação com a aparência e a imagem, a existência de espaços próprios que permitam àspessoas sustentar esse prazer é fundamental.
Apesar de sabermos que o leque de escolhas do consumidor é muito variado temos consciência que este está sempre à espera de produtos novos e melhores opções.
Neste sentido, considerámos que esta seria uma oportunidade a explorar e decidimos apostar no ramo do comércio a retalho. Tal escolha prende-se com o facto de as margens praticadas serembastante elevadas, o que torna a maior parte dos investimentos daí decorrentes bastante rentáveis.
O nosso projecto de investimento consiste, assim, na abertura de duas sapatarias, direccionadas para um segmento de mercado com elevados rendimentos, uma no Norteshopping e outra no Centro comercial Vasco da Gama.
Dada a forte concorrência, as empresas têm que passar uma “mensagem” que aspermita diferenciar das restantes, por isso, apostamos em produtos de alta qualidade e irreverentes.
A estratégia definida baseia-se na comercialização de marcas de prestígio nacional e internacional, e na comercialização de modelos de design próprio e exclusivo da marca. O projecto manter-se-á dinâmico através da renovação e criação sistemática de novos modelos e tendências.
A viabilidadefinanceira foi devidamente suportada tendo por base um leque de indicadores utilizados na avaliação de projectos de investimento.
Após uma análise cuidada constatamos que embora o investimento inicial seja consideravelmente avultado para uma PME, espera-se que este seja recuperado num período de um ano e sete meses. Por outro lado, espera-se gerar um valor acrescentado de 49.056.513 escudos(244.69 Euro) , tendo uma taxa de retorno de 52%. Refere-se ainda que a empresa gerará Free Cash Flow’s positivos desde o seu primeiro ano, o que mostra o potencial do projecto. Consideramos assim que o projecto é economicamente rentável pelo que a sua implementação será uma boa decisão.
Note-se que a avaliação foi toda realizada com dados o mais realistas possíveis, tendo sempre a preocupaçãode fundamentar adequadamente todos os pressupostos.

2. Introdução

No âmbito da disciplina da Análise de Projectos de Investimento foi-nos proposto
a realização de um projecto de investimento. Depois de ponderarmos as várias alternativas optamos pelo ramo do calçado.
O nosso projecto consiste na abertura de duas sapatarias nos principais centros urbanos – Lisboa e Porto – e umaloja virtual no Globalshop.

O porquê da escolha:

Escolhemos o sector do calçado e afins porque para além de ser um sector que nos atrai pessoalmente, tem uma forte presença na zona Norte do país, nomeadamente em Felgueiras e São João da Madeira (como se pode observar no mapa 1), possibilitando uma maior proximidade no relacionamento com os fornecedores.
Um outro factor,...
tracking img