Logistica - supply chain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente, as empresas têm como principal objetivo minimizar custos e melhorar a eficiência no atendimento ao cliente. Um fator determinante para que esses objetivos se concretizem é o Supply ChainManagement (SCM). Cecatto (2003) define que o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos consiste em aprimorar e desenvolver todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de produtos eserviços associados, desde a obtenção de matérias-primas até a chegada do produto ao usuário final, bem como os fluxos de informação relacionados e a geração de valor para todos os componentes dacadeia.
Com a análise do atual processo de Compras da Companhia Brasileira de Distibuiçãoa, suas atividades exigidas e com o estudo das novas ferramentas que podem ser aplicadas neste processo foipossível identificar algumas melhorias que podem trazer benefícios para o processo como um todo e, também, facilidades para os envolvidos no mesmo. Desta forma, o conceito lean é tomado como base para aidentificação destas ferramentas de otimização de processos, visando a melhoria contínua nas atividades desenvolvidas.
Analisando as atividades do processo de compras, foi observada a tendência eincentivo por parte da empresa em firmar contratos com os fornecedores, os quais devem ser de longo prazo e trazer vantagens como redução do tempo de negociação e redução de custos. Para auxiliar nesteprocesso, os compradores devem buscar reunir as compras de itens, que pertencem a um mesmo ramo de negócios e que, atualmente, são comprados por diversos fornecedores diferentes a fim de reduzir abase de fornecedores ativos, garantindo a redução do tempo de negociações e a redução de custos, além de ser uma oportunidade para identificação de novas possibilidades de contratos.

Para facilitar ointercâmbio entre fornecedores e clientes, já existem tecnologias e sistemas de informações que permitem a transferência de dados de reposição dos estoques e da demanda de produtos, componentes e...
tracking img