Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HÁ 6 HORAS E 20 MINUTOS
Eletroeletrônico já realiza coleta, mas volume está muito abaixo da produção
Por De São Paulo
Algumas empresas de eletroeletrônicos já seguem, no Brasil, as diretrizes desustentabilidade das suas matrizes. O investimento em coleta e destinação de produtos para a reciclagem é visto por essas empresas como um capital social. O volume coletado, no entanto, ainda estámuito abaixo do que é produzido, e com a Lei de Resíduos Sólidos, o trabalho dessas empresas terá de ser ampliado, exigindo maiores esforços para convencer os clientes a devolver os produtos velhos.

AVivo, que recicla hoje cerca de 1,2% do que produz no Brasil, pensa em conceder bônus nos serviços para que os consumidores entreguem os aparelhos velhos de celular. "Lidamos com uma questãoemocional. As pessoas guardam seus produtos porque gostam e não vão devolver sem ganhar nada em troca", diz a consultora de sustentabilidade da empresa, Juliana Limonta.

A Vivo possui um programa delogística reversa em prática desde 2006. Sua abrangência cresceu de 58 pontos de coleta nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, em 2006, para 3,4 mil pontos em todo o país em 2008. Emjaneiro de 2009, a empresa investiu cerca de R$ 10 milhões para divulgar seu trabalho, mas segundo Juliana, isso não elevou o recebimento de materiais nas lojas. Nos últimos três anos, enquanto a empresacolocou 80 milhões de aparelhos celulares no mercado, foi reciclado apenas 1 milhão.

"O maior desafio é conscientizar as pessoas de que guardando o produto ela impede que ele volte para a cadeiaprodutiva, e assim vamos continuar tendo que retirar as matérias-primas da natureza", diz Juliana. A venda dos materiais obtidos na reciclagem dos celulares, metais nobres principalmente, cobre o custodo processo. Em 2011, a empresa arrecadou R$ 215 mil com os materiais recolhidos.

A HP mudou a fabricação de alguns produtos para facilitar a logística reversa, adotada pela empresa em 1998....
tracking img