Analise de conjuntura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia da análise de conjuntura

Cláudio Nascimento
Equipe do Talher Nacional

Inicialmente, é importante destacar ‘porque’ a metodologia de análise de conjuntura (“análise concreta de uma situação concreta”) voltou à pauta dos movimentos sociais. A análise de conjuntura volta a ser um instrumental estratégico para os movimentos que, por sua própria dinâmica e natureza, articulam ocampo teórico e a ação política. Analise de conjuntura se define como “busca de possibilidades para ação”. Neste sentido ela só tem validade quando realizada pelos próprios atores dos movimentos sociais. A fala de um assessor traz elementos e dados,mas não substitui a análise dos atores da práxis de cada movimento ou instituição.

A analise de conjuntura foi um instrumental muito utilizado no finalda década de 70 e na de 80, quando da reestruturação dos movimentos sociais na saída da época do regime de ditadura militar, instalado em 1964. Diversas organizações não governamentais desenvolveram este tipo de atividade, sendo que, o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Socioeconômicas), com Betinho , desenvolveu um método de fazer análise, que resultou no livro “Como fazer análise deconjuntura”, editado pela editora Vozes. Todavia, com a crise que se instalou na década de 90, por varias razões deixou-se de fazer, ou fez-se menos análise de conjuntura. A partir de 2005, ocorreu uma retomada desse instrumental metodológico. Com o Governo Lula as contradições se complexificaram pondo novas necessidades para o conjunto dos movimentos sociais e os governos do campo democrático-popular,nosentido da ação imediata e de médio prazo, mas também do ponto de vista do debate sobre Projeto Nacional, o longo prazo, incorporando o debate sobre ‘desenvolvimento’.
Conceito e definição:



Pode-se definir a análise de conjuntura como um estudo sobre o “ possível “ que existe na realidade, não se resume a apenas um estudo sobre a realidade.

Podemos dizer que o “real” traz sem si a‘realidade’ e ‘o possível” (as “possibilidades”). A analise de conjuntura é feita por “atores” que portam a intencionalidade de transformar a realidade, o que requer um instrumental. Conjuntura implica uma visão de mundo e, toda a análise de conjuntura implica uma análise da estrutura, que procure articular com as ‘ondas de longa duração’. Em razão de determinada leitura da realidade, as correntespolíticas se formam. Em razão disto, pode-se compreender a análise de conjuntura como uma chave de ação política. A conjuntura é como uma foto de um filme em movimento, um momento ‘congelado’ da película.

Pode-se situar uma conjuntura em algumas escalas: indo da escala do poder local ao nível regional,nacional e mesmo mundial. Esta escala de análise deve ser definida, pois quanto maior a escala detempo escolhida, por exemplo, um mês, uma semana, ou um ano, maior a dificuldade de análise dos fatos e acontecimentos. O mesmo critério vale para escala de espaço que pode ser local, estadual, nacional e mundial.

Podemos dizer que 80% da análise de conjuntura vem da experiência política vivida, sobretudo de grandes momentos de crise, com mobilizações sociais. A intuição tem peso nas análises. Aanálise de conjuntura articula o presente, ‘aqui e agora’, com o passado e o futuro, abrindo uma projeção de cenários possíveis. Se uma análise não abre projeção não tem valor político para práxis. Análise de conjuntura é clarividência mas também coragem para tomar decisões.
Elementos para a organização da análise de conjuntura:
1)Marco teórico (campo do conhecimento)

Este aspecto dizrespeito a um campo de conhecimento, à teoria sobre a sociedade, a história, etc. Para muitos é o instrumental de análise marxista. Alguns elementos são fundamentais, por exemplo:


A formação social, cultural e político econômica do Brasil;
A história de luta dos movimentos sociais;

Neste aspecto é preciso tomar cuidado para não cair no engessamento dos pensadores e das teorias.Cada...
tracking img