Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística Reversa
Reciclagem do Óleo de Cozinha Usado: uma Contribuição para
Aumentar a Produtividade do Processo

Gabriela Hayashi
Jacqueline J. Polo
Marina Betiol

Ribeirão Preto
2012
Introdução

A palavra logística é, normalmente, associada ao gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. Entretanto, deve, também, ser ressaltado o fluxo logísticoreverso do ponto de consumo até o ponto de origem. Tal fluxo, para que atinja resultados interessantes necessita de um gerenciamento eficaz e atento as possíveis utilizações do material retornado após sua reciclagem.
O meio ambiente já bastante degradado pelo desenvolvimento social e industrial clama por atos que busquem a sua preservação. Objetivando aliviar o impacto ecológico criado pelaexpansão do consumo, bem como se desenvolver como atividades econômicas surgem os canais reversos. Tal atividade reduz a utilização de matérias-primas virgens através do reaproveitamento e reprocessamento de materiais obtidos a partir da pós-venda. Para Costa Neto et al (1999), a reciclagem de resíduos agrícolas e agro-industriais vem ganhando espaço cada vez maior, não simplesmente porque osresíduos representam matérias-primas de baixo custo, mas, principalmente, porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes.
Dentre os materiais que representam riscos de poluição ambiental e, por isso, merecem atenção especial, figuram os óleos vegetais usados em processos de fritura por imersão. Conforme Reis etal (2007), os óleos vegetais são larga e universalmente consumidos para a preparação de alimentos nos domicílios, estabelecimentos industriais e comerciais de produção de alimentos. A fritura é uma operação de preparação rápida, conferindo aos alimentos fritos, características únicas de saciedade, aroma, sabor e palatabilidade. Posto em outras palavras, segundo Castellanelli et al. (2007), oresíduo do óleo de cozinha, gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos do país, devido à falta de informação da população, acaba sendo despejado diretamente nas águas, como em rios e riachos ou simplesmente em pias e vasos sanitários, indo parar nos sistemas de esgoto causando danos no entupimento dos canos e o encarecimento dos processos das estações de tratamento, além deacarretar na poluição do meio aquático, ou, ainda, no lixo doméstico – contribuindo para o aumento das áreas dos aterros sanitários. O óleo de cozinha usado pode servir como matéria-prima na fabricação de diversos produtos, tais como biodiesel, tintas, óleos para engrenagens, sabão, detergentes, entre outros. Dessa forma, o ciclo reverso do produto pode trazer vantagens competitivas e evitar adegradação ambiental e problemas no sistema de tratamento de água e esgotos. Surge, então, a seguinte questão: por quais motivos o óleo de cozinha deixa de ser recolhido em grande escala e retornado ao ciclo logístico direto? Assim, é possível afirmar que existe a necessidade de uma análise das práticas utilizadas pelas empresas coletoras do produto, dos problemas encontrados no lado dos consumidoresno momento do descarte e, ainda, da legislação relativa ao objeto de estudo em questão, por entender-se que estes são os principais fatores que influem para o crescimento do segmento em foco.

Metodologia

A metodologia utilizada é classificada como exploratória, que segundo CERVO et al (2006) é definida como aquela que realiza descrições precisas da situação e quer descobrir as relaçõesexistentes entre seus elementos componentes. Quanto a abordagem, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que conforme DIEHL & TATIM (2006) podem descrever a complexidade de determinado problema e a interação de certas variáveis, compreender e classificar os processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudança de dado grupo e possibilitar, em maior nível de...
tracking img