Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS SOCIAIS













acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras.


















Ilhéus
2012
















acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras
















Ilhéus

2012

Sumário



1. Introdução.....................................................................................................4

2. Desenvolvimento ...........................................................................................5

3. Conclusões ...................................................................................................8

4. Referências.....................................................................................................9


1. INTRODUÇÃO







É cada vez mais reconhecida a importância da internet no cotidiano das famílias brasileiras, se tornando ferramenta fundamental no desenvolvimento social, econômico e educacional das pessoas. Vivemos em um mundo de constantes transformações e a cada nova geração os relacionamentos emodos de vida da sociedade se modificam. Na geração atual destacam-se as mudanças provocadas pela internet. Esta propiciou novas formas de comunicações e interações com povos de diversas nações, deste modo difundindo cultura e conhecimentos entre as mais distintas sociedades.

O acesso a internet de banda larga proporcionou um maior avanço nas demais tecnologias e no que dizrespeito a empresas, negócios, indústrias, ensino e entretenimento. Sendo estes considerados pontos positivos, pois a internet não só favoreceu a maior proximidade entre culturas de nações diferentes, como também contribuiu para o desenvolvimento de questões importantes para as mesmas. Entretanto podemos apontar um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas ainda não possuem acessoa internet ou se possuem não a usam como instrumento importante no seu cotidiano.

O governo federal veem diminuindo impostos com o objetivo de favorecer a democratização ao acesso a computadores com internet de banda larga para pessoas de baixa renda. Através destes incentivos muitas pessoas já conseguiram adquirir aparelhos como computadores, tablets ou celulares que proporcionamacesso a internet. Apesar do crescimento ao acesso digital, ainda é baixa a penetração da rede na sociedade, sendo esta altamente concentrada nos grandes centros urbanos, já nas populações de baixa renda e as localizadas em periferias urbanas e regiões rurais esta ainda é considerada precária.









2. DESENVOLVIMENTO







O século 19 foi marcado pela busca por ummelhor crescimento espiritual, na tentativa de compreensão do mundo e das ideias. Já o século 20 o capitalismo predominou, onde a busca maior era pelo “bem material”. Todavia, as transformações, no modo de vida ocorrido principalmente no final desse século, resultaram na nova economia “tecnológica”, e já estão transformando a propriedade num modelo do passado, sendo substituído pelo conceito deacesso. É preciso levar o acesso às informações a todas as pessoas de baixa renda, mas antes de tudo é necessário ensina-las a lidar com a tecnologia, fazer com que esta se torne uma ferramenta acessível e cotidiana na vida da maioria.
Na economia do conhecimento, onde informação e conhecimento são instrumentos de trabalho, a infraestrutura de acesso a Internet em banda larga é vista como essencialpara o desenvolvimento e competitividade das nações. As aplicações proporcionadas por essa infraestrutura trazem benefícios à vida cotidiana, por meio, por exemplo, do fornecimento de acesso a informações e serviços de saúde, educação, comércio e entretenimento, bem como à economia, por meio da mudança de hábitos e processos de indivíduos, empresas e governos, com reflexos na produtividade e...
tracking img