Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística Reversa:
Oportunidade para Redução de Custos através do Gerenciamento da Cadeia Integrada de Valor




Cecílio Elias Daher
Brasil
Universidade de Brasília.
Faculdade de Estudos Sociais Aplicados - FA
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais – CCA
cdaher@myrealbox.com



Prof. Edwin Pinto de la Sota Silva, D.Sc.
Brasil
Universidade de Brasília /UnB.
Faculdade de Estudos Sociais Aplicados - FA
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais – CCA
Mestrado em Contabilidade / UnB
Mestrado em Agronegócios / UnB
delasota@unb.br




Profa. Adelaida Pallavicini Fonseca, D.Sc.
Brasil
Universidade de Brasília / UnB.
Faculdade de Tecnologia - FT
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental– ENC
Mestrado emTransportes / UnB
Mestrado em Agronegócios / UnB
ixcanil@unb.br


Palavras Chave: Logística. Logística Reversa. Gestão Estratégica de Custos


Tema: Gestão Econômica das Empresas e as Novas Estratégias Competitivas


Recursos Audiovisuais: Projetor Multimídia







Logística Reversa:
Oportunidade para Redução de Custos através do Gerenciamento da Cadeia Integrada de ValorPalavras Chave: Logística. Logística Reversa. Gestão Estratégica de Custos


Tema: Gestão Econômica das Empresas e as Novas Estratégias Competitivas





Resumo

O artigo discorre sobre um aspecto da Logística que só agora começa a ser olhado mais atentamente pelas empresas. Enquanto a logística tradicional trata do fluxo de saída dos produtos, a Logística Reversa tem que sepreocupar com o retorno de produtos, materiais e peças ao processo de produção da empresa. Devido a legislações ambientais mais severas e maior consciência por parte dos consumidores, as empresas estão não só utilizando uma maior quantidade de materiais reciclados como também tendo que se preocupar com o descarte ecologicamente correto de seus produtos ao final de seu ciclo de vida. Além disto,muitas firmas têm feito da Logística Reversa uma arma estratégica em seu planejamento de negócios. Tudo isto vem fortalecer o desenvolvimento da Logística Reversa nas empresas. E no caso brasileiro de acordos a especialistas de logística reversa esta área vem sendo considerada como um elemento importante no planejamento estratégico das organizações para adequá-las à legislação do meio ambiente atual.O trabalho vem mostrar oportunidades em redução de custos através do gerenciamento da cadeia de valor da empresa, com o envolvimento de todos os componentes. O método utilizado é o de estudo de caso em uma empresa do setor de refrigerantes.





Introdução

Logística, de acordo com a Associação Brasileira de Logística é definida como:

“O processo de planejamento,implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente”.



Logística Reversa engloba todos os processos descritos acima mas de modo inverso. Para Rogers e Tibben-Lembke (1999) Logística Reversaé:

“O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recuperação de valor ou descarte apropriado para coleta e tratamento de lixo”.


Logística Reversa é um termo bastante genérico. Em seusentido mais amplo, significa todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais. Logística Reversa se refere a todas as atividades logísticas de coletar, desmontar e processar produtos e/ou materiais e peças usados a fim de assegurar uma recuperação sustentável (amigável ao meio ambiente). (REVLOG: 20??). Como procedimento logístico, diz respeito ao fluxo de materiais que...
tracking img