Ecommerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 2

2 BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES DO CE 3

3 FERRAMENTAS DE APOIO PARA O CE 3
3.1 SCM: Supply Chain Management 4
3.2 CRM: Customer Relationship Management 4
3.3 EDI: Eletronic Data Interchange 5

4 CONCLUSÃO 6

REFERENCIAS 7

1 INTRODUÇÃO





Negócios eletrônicos tornaram-se uma ferramenta essencial à competitividade. O comércio eletrônico,ou e-commerce tem auxiliado empresas no seu desenvolvimento e até mesmo garantido a sobrevivência delas.
O E-commerce é toda transação comercial realizada através de um equipamento eletrônico (computador, smartphone) de maneira online (Internet). Surgiu no Brasil em meados de 1995, após a expansão do uso da Web. Pesquisas elaboradas por empresas do ramo mostram que este setor cresce anoapós ano e que os resultados obtidos superam as expectativas. Grandes empresas varejistas no Brasil usam o e-commerce como estratégia competitiva, ganhando espaço no mercado em locais que não possuem lojas físicas, como por exemplo, as Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Livraria Saraiva e outras.
A compra virtual ocorre de maneira muito simples, onde o cliente entra no site, escolhe oproduto, a quantidade, a forma de pagamento e finaliza a operação. Esta tem um prazo de entrega estipulado pelo vendedor, onde segue via correios ou transportadoras.
Empresas que adotam essa ferramenta se sobressaem com um diferencial competitivo no mercado e garantem um leque maior de serviços para seus clientes existentes e abrem portas para outros novos.
Pesquisas realizadas noBrasil sobre vendas on-line demonstram os produtos mais vendidos: livros, revistas e jornais detêm 30,9%; produtos de beleza, cosméticos e saúde, 21,8%; produtos de Informática, 20%; eletrônicos, 16,3%; e eletrodomésticos 10,9%.
Como apresenta Turban (2004), a oportunidade de se atingir milhões de pessoas, ter uma redução significativa de custos, melhorar a organização e os processos denegócios, oferecer interatividade, além de disponibilizar benefícios para os consumidores e para a sociedade, faz com que o Comércio Eletrônico seja uma ferramenta de diferencial competitivo no mundo globalizado. O comércio eletrônico (CE) conta com diversas ferramentas de apoio à gestão e algumas delas serão abordadas nos próximos capítulos.



2 BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES DO CE





O comércioeletrônico traz inúmeras vantagens e também algumas desvantagens, a principal vantagem do comércio eletrônico é a expansão dos negócios, e como desvantagem, certa insegurança, o que vem sendo minimizadas constantemente. Abaixo se destacam tipos de benefícios e limitações que uma empresa de CE e seus clientes podem ter. São elas:
a) Vantagens para os clientes: Comodidade (o cliente podepesquisar e comprar sem sair de casa, economizando tempo e buscando produtos com valores menores);
b) Vantagens para as empresas: Aumento nas vendas (pode vender para clientes geograficamente mais longe); buscar novos mercados (pode variar mais em seus produtos, focando em diversos tipos de clientes); não necessariamente precisa de estoque (economia em locação de produtos, podendo trabalharem just-in-time); vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana;
c) Desvantagens para os clientes: Insegurança (o cliente pode não saber de quem está comprando, ou não analisando o certificado digital do vendedor); impossibilidade de provar o produto (o cliente acaba comprando um produto sem sequer ter tocado nele, ou tendo experimentado para aprovação de sua qualidade);
d)Desvantagens para as empresas: Frete (necessidade de cobrar frete para envio, aumentando o valor do produto); danos na mercadoria (o produto pode ser danificado na entrega).



3 FERRAMENTAS DE APOIO PARA O CE



Para garantir um gerenciamento mais confiável e estratégico o CE utiliza algumas ferramentas de apoio à gestão, tais como o SCM, CRM e EDI, que serão abordadas logo abaixo....
tracking img