As fases da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANA – UEPR – CAMPUS DE CAMPO MOURAO – FECILCAM - DEPARTAMENTO DE ECONOMIA



Administração 1º. A - Teoria Econômica - Prof.: Sandra



Aluno(a): ____________________________________________________________________



Questão 1: Em relação ao Monopólio, julgue as seguintes questões:

I. O monopólio é uma situação de mercado em que uma única firma vende umproduto que não tem substituto próximo. De uma outra forma, monopólio é uma situação de mercado em que existe um só produto de um bem (ou serviço) que não tem substitutos próximos. Devido a isso o monopolista exerce uma grande influencia na deterninação do preço a ser cobrado do seu produto.

II. Conforme Vasconcellos (2004), o mercado monopolista se caracteriza por apresentar condiçõesdiametralmente opostas às da concorrencia perfeita. Nele existem de um lado um único empresario (empresa) dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos os consumidores. Não há, portanto concorrencia nem produto substituto ou concorrente. Neste caso os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor ou simplesmente deixam de consumir o produto.

III. Um monopólio surge quando uma únicaempresa é detentora de um recurso-chave, quando o governo concede a uma empresa o direito de produzir um bem com exclusividade ou quando uma única empresa pode abastecer todo o mercado a um custo inferior ao que vigoraria na hipótese da existencia de muitas empresas fornecedoras.

IV. Os formuladores de políticas podem responder à ineficiencia do comportamento monopolista de quatro maneiras.Podem lançar mão da legislação antitruste para tentar aumentar a concorrencia. Podem regulamentar os preços cobrados pelo monopólio. Podem transformar o monopólio em empresa administrada pelo estado. Ou, se a falha de mercado for considerada pequena em comparação com a inevitável imperfeição das políticas, podem não fazer nada.

Com base nas questões acima, escolha a alternativa correta:

a) (x ) A questão I e IV está correta;

b) ( ) A questão I, II e III está correta;

c) ( ) A questão II e IV está correta;

d) ( ) Todas as alternativas estão corretas;

e) ( ) n.d.a. (nenhuma das alternativas);

Questão 2: E como no caso da empresa competitiva, uma empresa monopolista maximiza seu lucro produzindo a quantidade na qual a receita marginal é igual aocusto marginal. O monopólio então escolhe o preço ao qual essa quantidade é vendida. Ao contrário da empresa competitiva, o preço de uma empresa monopolista excede sua receita marginal, de modo que seu preço excede o custo marginal. Com base nisso, escolha pelo menos uma alternativa correta:

( ) a. As empresas competitivas são tomadoras de preços, elas se deparam com curvas de demanda horizontais.A empresa monopolista é unica em seu mercado, ela se depara com uma curva de demanda com inclinação negativa. Em consequencia, o monopólio tem que aceitar um preço menor, se deseja vender mais.

(x ) b. A principal diferença entre uma empresa monopolista e uma competitiva é a capacidade desta última de influir no preço de sua produção. Uma empresa competitiva é pequena em relação ao mercado emque atua e, portanto, torna o preço de sua produção como dado pelas condições de mercado.

( x ) c. Ao analisar a maximização do lucro da empresa competitiva, representamos graficamente o preço de mercado como uma linha vertical. Como a empresa competitiva pode produzir muito ou pouco a esse preço, ela enfrenta uma curva de demanda vertical.

( x ) d. As empresas competitivas podem vendertudo o que desejam ao preço de mercado, não há efeito preço. Quando aumentam a produção em uma unidade, recebem o preço de mercado por essa unidade, e não recebem nada a menos pelas unidades que já vendiam. Isto é, dado que a empresa competitiva é tomadora de preços, sua receita marginal é igual ao preço do produto. Já no caso do monopólio, quando a empresa aumenta a produção de uma unidade, tem...
tracking img