Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO A LOGISTICA REVERSA COM ENFASE NA NIVEA

Universidade Paulista - UNIP
Gestão Empresarial em Logística

RESUMO

O conteúdo deste trabalho destaca a importância do processo de Logística Reversa com ênfase na empresa Nívea e se o mesmo é efetuado na pratica pelas as organizações que o adota. Sinaliza por sua vez o estudo de processos reversos, que conseqüentemente causa obeneficiamento para a sustentabilidade de nosso eco sistema, juntamente com os benefícios para as empresas que adotam esta operacionalização.
Por meio desta operacionalização, destaca-se neste, os procedimentos e normas da ISO 14000, juntamente com a teoria do Protocolo de Kyoto e o porquê de sua existência.

Palavras-chave: Logística Reversa, Operacionalização, Sustentabilidade.

ABSTRACT

Thecontent of this work highlights the importance of the process of Reverse Logistics with emphasis on Nivea company and whether it is done in practice by organizations that adopt. Signals in turn the study of reverse processes, which consequently causes the improvement to the sustainability of our eco system, together with the benefits to companies who adopt this operation.
Thtough this operation,stands on the procedures and standards of ISO 14000, along with the theory of the Kyoto Protocol and why its existence.
Keywords: Reverse Logistics, Operationalization, Sustainability.

INTRODUÇÃO

Visando a minimização de resíduos jogados ao meio ambiente, a logística reversa segundo as bibliografias que serão bases para o artigo cientifico, apresentam-na como estratégia dereaproveitamento e reciclagem dos produtos já destinados aos postos de vendas; considerando que os fabricantes, tenham em vista todo o ciclo de vida de seus produtos; preocupando-se com os impactos que os mesmo geram no meio ambiente e também tomando ações preventivas quanto ao assunto.
Em exemplo citaremos a Empresa Nívea, forte na indústria de cosméticos. A mesma adota o sistema de LogísticaReversa em sua cadeia de gerenciamento, acreditando que este processo seja um grande diferencial diante da tamanha competitividade existente no mercado.
A elaboração deste artigo se dá através de estudos bibliográficos, juntamente com analises formuladas através de aulas ministradas e conhecimentos já adquiridos pelos universitários junto ao nosso cotidiano, prestando serviços a um operador logísticoque por sua vez executa o processo aqui apresentado.

LOGÍSTICA REVERSA

Segundo NOVAES e STOCK apud LEITE (2003), a Logística Reversa é o processo que se inicia nas respectivas localidades de consumos e finalizam nos pontos de suas originalidades (fabricações); seguindo os objetivos de perspectivas de negócios, visando a remanufatura; reciclagem (reforma), reutilização e substituiçãode materiais.
CHAVES e MARTINS (2005) apud COSTA e BRITO, definem a Logística Reversa visando à competitividade das empresas, juntamente com a sustentabilidade do meio ambiente; isso devido ao processo responsável de retorno de produtos e materiais, após sua venda e consumo. Desencadeando claramente a consciência ecológica, juntamente com custo e beneficio da empresa em questão.Bowersox e Closs (2001), afirma que o processo reverso na logística decorrem devido às inúmeras leis que proíbem os descartes de resíduos no meio ambiente; visando os processos de reciclagem de embalagens, entre outros.
Neste contexto, podemos sinalizar que a Logística Reversa, realmente deve ser analisada pelas organizações presentes na sociedade, como processo estratégico e responsável por setratar de meio ambiente. Certamente concordamos com as sinalizações dos contextos aqui apresentados, devido ao processo de retorno e reciclagem e destinos cabíveis aos itens de sua fabricação.
Além do mais certamente as empresas que adotam essa operacionalização não visa apenas às questões ambientais, mas a economia e próprio lucro, já que em alguns casos os produtos novos são descartados...
tracking img