Sistemas microprocessados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Microprocessados

Microcontroladores e sistemas embarcados – O sistema embarcado é uma única tarefa que interage continuamente com o ambiente (sensores e atuadores). Requer do projetista conhecimentos em controle de processos, sistemas de tempo real, aquisição de dados, atuadores e eficiência no programa.
Um microcontrolador contém microprocessador, memoria de programa, memoria dedados, dispositivos de entrada e saída (interfaces parelelas, interfaces seriais, conversores A/D e D/A, controlador PWM, contadores / temporizadores. Tudo num mesmo chip. Existe uma diversidade de fabricantes e modelos (PIC, AVR, 8051, Z8 Encore, HC08
Estrutura de um micro: Memória ( São armazenados os programas e os dados) – CPU (Interpreta as instruções do programa de execuçãoe executa asoperações correspondentes) – Periféricos (São dispositivos de entrada e saída mediante os quais se introduzem informações e se recolhem os dados.

Processados vs microcontrolador: um microprocessador é um circuito muito complexo, em forma de circuito integrado que pode conter uns 7 milhões de transístores. Os transístores constituem os mais diversos circuitos lógicos (contadores, registradores,descodificadores) Estes C.I´s são dispostos de maneira complexa, dando ao microprocessador a capacidade de executar operações lógicos, aritméticas e de controle. O barramento de dados tem um maior número de bits, uma vez que sua área de aplicação é mais exigente ao nível do processamento da informação.
Microcontrolador: É um computador dentro de um circuito integrado. É possível integrar num único chiptodos os componentes de um computador. Devido às suas dimensões tem pouca memória, o seu processador só reconhece algumas instruções básicas e está limitado na ligação directa a periféricos específicos. (Teclados, televisõres, alarmes, relógios etc). Os microcontroladores dispõe sempr e de I/O digital ou analógica o que não se verifica nos microprocessadores. Tem memória interna de leitura (ROM).O barramento de dados são pouco utilizados de 16 bits.

CISC vs RISC: CISC (Complex Instruction Set computers) tende a ter um grande número de instruções, cada uma executando uma permutação diferente da mesma operação. / RISC (Reduced Instruction Set Computers) tem um número mínimo de instruções que permite ao utilizador desenhar as as suas próprias instruções, em vez de usar as que odesenhador do processador oferece.
Princeton (Von Neumann) : Arquiteturas de computadores criadas para serem usadas no cálculo das tabelas de artilharia naval. Vantagem: a simplicidade de acesso á memória. Possui um barramente única para aceder á memória (endereços, dados e controle). Desvantagem: A memória do programa e dos dados são comuns, impedindo que se possa aceder ao programa e aos ddossimultaneamente e muitas vezes o tamanho dos dados é diferente do tamanho das instruções.
Harvard: Existem duas memórias diferentes e independentes, uma para as instruções e outra para os dados. Isto permite realizar acessos simultaneos a ambas as memórias. Esta arquitetura tende a executar as instruções em menos ciclos de relógio. Podem ter palavras de comprimento diferentes.

PIC16F84; fabricado com atecnologia CMOS
Capaz de trabalhar até 10 Mhz. PIC16F84A Capaz de trabalhar até 20 Mhz
Pequeno, só tem 18 pernas. Barato.
Memória de programa de 1K palavras de 14 bits FLASH, em que em cada uma cabe uma instrução. Pode ser regravada cerca de 10.000 vezes com toda a segurança
Memória de dados RAM de 68 Bytes. Memória de dados EEPROM de 64 Bytes, não volátil
8 níveis de stack (pilha). 35instruções de 14 bits
Tempo de execução das instruções normais: 4xTosc. Tempo de execução das instruções de salto: 8xTosc
4 tipos de interrupções (External RB0/INT pin, TMR0 timer overflow, PORTB interrupt-on-change, Data EEPROM write complete)
13 linhas de entradas/saída digitais. 1 timer . 1 watch-dog . Alimentação de 2V a 6 V. Gravação de 12V a 14V
Encapsulamento DIP de 18 pernas (SOIC)....
tracking img