Logistica reversa e pneus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO 
FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA 
PAP – PROJETO DE AÇÃO PROFISSIONAL 
 







ADENILSON APARECIDO VARGAS 221171 
GIOVANA SOUZA ALVES 221357 
LUDIO ANTÔNIO DE CARVALHO TARCISIO 221129 
TATIANE BARBOSA DE MELLO 222932 
WALACE WAGNER DOS SANTOS 222933 








REUTILIZAÇÃO DE PNEUS, 
ATIVIDADEGERADORA DE LUCRO 










VOLTA REDONDA 
2012
Resumo

Há tempos atrás foi criada uma ferramenta muito útil, econômica e essencial para a rodagem de veículos: o pneu. Desde então, juntamente com a grande demanda de veículos, sua fabricação e comercialização vêm tendo grande aumento. Porém por descaso de grande parte da sociedade; o pneu após o fim de sua vida útil, muitas vezesé descartado de uma maneira totalmente errada que agride o meio ambiente, traz perigo e prejuízos a própria sociedade, sendo considerado um dos maiores poluidores do mundo. É neste contexto que se desenvolve a logística reversa (fluxo contrário de produtos ou materiais). Ela estuda maneiras que possam levar este produto de volta ao ciclo de mercado. Será estudado nesta pesquisa o gerenciamento dalogística Reversa na reutilização de pneus sendo o objeto de pesquisa a empresa Vincol Pneus, que é considerada uma das maiores empresas de recauchutagem da região sul fluminense. Além de citar soluções criativas para a otimização da reciclagem de pneus tornando o processo mais eficiente.

Palavras-chave: Logística Reversa, pneu, reutilização de pneus, lucro.












IntroduçãoNo surgimento dos transportes terrestres automotivo veio à necessidade de um produto que pudesse ser usado para aumentar a eficácia destes e pudesse ser usado em qualquer tipo de terreno. Muitos experimentos iniciados pelo americano Charles Goodyear, por volta de 1830, confirmaram acidentalmente que a borracha cozida a altas temperaturas com enxofre mantinha suas condições de elasticidade nofrio ou no calor. Estava descoberto o processo de vulcanização da borracha, surge então no século XIX, o pneu (Anip, 2012). A produção brasileira de pneus ocorreu em 1934, quando se implantou o planejamento de transportes, mas teve início em 1936 com a instalação da Companhia Brasileira de Artefatos de Borracha – mais conhecida como Pneus Brasil – no Rio de Janeiro, que em seu primeiro ano de vidafabricou mais de 29 mil pneus. Atualmente, o Brasil conta com a instalação de 15 fábricas de pneus (Anip, 2012).
Com o passar dos tempos, com avanços tecnológicos, vários modelos de pneus foram surgindo no mercado, pneus com alta durabilidade, resistência elevada e assim aumentando os elementos químicos que nele já existiam. O consumo desenfreado de matérias primas ocasionou a devastação do meioambiente, principalmente de materiais que passam por esses processos químicos, dificultando o reaproveitamento e reutilização do pneu no meio ambiente.
O pneu se tornou uma ferramenta útil a sociedade, tanto na praticidade e modernidade, assim aumentou o consumo do mesmo, mas como todo produto tem um tempo de vida, estes são descartados e jogados em local impróprio, como rios, lagos, lixões. Umproduto que antes era servível passa a ser inservível, tornando-se um mal ao meio ambiente e a própria sociedade.
Esse mal, pode ser de várias maneiras, como a contaminação do solo pelas substancias químicas nele existentes, o tempo de decomposição que é indeterminado, até mesmo aqueles que não são armazenados de forma correta, acumulam água e nelas são produzidos o mosquito da dengue.
Devido aesse problema que o pneu causa, depois de sua utilização e descarte impróprio, a sociedade necessita ter a consciência de utilização do pneu e buscar informações sobre o descarte correto, pois mesmo sendo inservível, há várias formas de reutilização do mesmo.
A logística Reversa conhecida como a Logística Verde, vem tratar desse assunto em questão. É o novo ramo empresarial que atua no fluxo de...
tracking img