Resumo burns

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BURNS, Edward Mcnall. LERNER, Robert E.; MEACHAM, Standish História da civilização ocidental: do homem das cavernas às naves espaciais. Trad. Donaldson M. Garschagen. 34. ed. São Paulo: Globo, 1993.

INTRODUÇÃO

O livro da História da Civilização Ocidental – Edward Mcnall Burns, aborda a pré-história, a história da humanidade desde a sua origem mais remota até a atualidade, e as vivênciashumanas expressam o contexto histórico de cada época. E corresponde a parte que estuda os vestígios dos primeiros homens que originaram a espécie humana. O objetivo deste trabalho é mostrar como o homem viveu naquela época e apresentar assim seus valores históricos, políticos e culturais.

A AURORA DA HISTÓRIA

De acordo com o autor Edward Burns, até hoje ninguém sabe onde foi que se originou aespécie humana. Há indícios de que possa ter sido a parte sul da África Central, ou talvez a Ásia Central, ou ainda a parte sul desta. As condições climáticas dessas regiões eram de molde a favorecer a evolução de uma variedade de tipos humanos, partindo de ancestrais primatas.
De seu local ou lugares de origem, representantes da espécie humana migraram para o Sudeste e Leste da Ásia, para oNorte da África, a Europa e, finalmente para a América. Durante centenas de séculos permaneceram em estado primitivo, levando uma existência que a princípio era pouco melhor que a dos animais superiores.
Tais civilizações que alcançaram o conhecimento da escrita num progresso considerável nas artes e nas ciências e na organização social, tiveram origem naquela parte do mundo conhecida como OrientePróximo. Essa região estende-se do moderno Irã até o Mediterrâneo e a margem Ocidental do Nilo. Ali floresceram em diferentes períodos entre 3000 e 300 a.C. Os impérios dos egípcios, babilônios, assírios, caldeus e persas, juntamente com estados menores, de povos, como os hititas, os fenícios e os hebreus.

1 OS PRIMÓRDIOS

Segundo Herbert J. Muller, voltar para o próprio passado édescobrir os nossos desconhecidos ancestrais (ágrafo) e lograram êxito na criação de uma raça humana. Couberam a eles a descobertas e invenções, como o instrumento, a semente e o animal doméstico; a criação da agricultura, a “revolução neolítica”, que produziu uma economia sedentária, talvez tenha sido o maior passo dado pelo homem.

2.1 A Natureza da História

O autor aborda que a maioriados historiadores considerava a história como pouco mais que a “política do passado”. Nas últimas décadas principalmente os historiadores passaram a reconhecer que a história abrange o registro das atividades passadas do homem em todas as esferas – não só os fatos políticos, mas também os fatos sociais, econômicos e intelectuais. As mulheres, tanto quanto os homens; os governados, tanto quanto osgovernantes; os pobres, tanto quanto os ricos, todos fazem parte da história. Aqueles que escrevem a história e aqueles que estudam devem procurar ver de que modo um acontecimento conduziu a outros, e como o passado, em sua totalidade, é um prólogo do presente, mas devem também apreciar o passado em seus próprios termos, examinando-o tanto possível daqueles que viveram.

2.2 História ePré-história

Um dos períodos da história humana é a Pré-história, entre os historiadores, estabelece distinção entre o período histórico e o pré-histórico na evolução da que constituiu a sociedade humana.
Esse período da história baseada em registros escritos, tudo que se sabe deste período é o resultado de pesquisa. Pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção daescrita, que marca o começo dos tempos históricos registrados. O homem produziu muitos artefatos como instrumentos, armas, fósseis, utensílios, gravuras, pinturas e fragmentos de joalheria e ornamentação.
A era ágrafa atingiu praticamente toda a existência da humanidade e chegou ao fim por volta de 3500 a.C., ainda que algumas culturas da Idade da Pedra tenha persistido após essa data e algumas...
tracking img