Logistica reversa de pneus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Escola Técnica de Hortolândia

Ana Carolina Costa de Camargo
Franciele dos Santos Machado
Ingrid Regina Ferreira de Oliveira
Solange Janaina Bernardes de Souza
Mayara Cristina de Oliveira Macedo

LOGÍSTICA REVERSA – DESCARTE INADEQUADO DE PNEUS

Hortolândia/SP
2012
Ana Carolina Costa de Camargo
Franciele dos Santos Machado
IngridRegina Ferreira de Oliveira
Solange Janaina Bernardes de Souza
Mayara Cristina de Oliveira Macedo

LOGÍSTICA REVERSA – DESCARTE INADEQUADO DE PNEUS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Escola Técnica Estadual de Hortolândia como requisito para conclusão do curso Técnico em Administração sob orientação do Professor Reginaldo.

Hortolândia/SP
2012

SUMÁRIO

1. Introdução42. Logística 5
3. Logística Reversa 5
4. Problematização 5
5. Refinamento 5
6. Justificativa 5
7. Hipótese6
8. Procedimento metodológico7
9.1. Objetivo exploratório7
9. Conclusão 8
10. Referencias 9

Introdução
Dentro da área empresarial, a logística que antes produzia e transportava produtos até o consumidor, agora assume uma função inversa: elaboraruma forma de resgatar as embalagens de pós-consumo até seu ponto de origem.
O surgimento da logística reversa se deu pelo fato de o sistema produtivo obter um novo conceito sobre desenvolvimento no qual se inclui a priorização de uma produção equilibrada, não só financeiramente, mas também no cenário da sustentabilidade. Seu objetivo é desenvolver métodos capazes de retornar os produtos de pósvenda e pós-consumo às organizações de origem; levados à reparação e/ou ao reaproveitamento, pois a responsabilidade da produção há muito deixou de ser apenas com a fabricação do produto.

1- Logística

1.1 - O que é Logística
Logística, em sua etimologia deriva do francês “logistique”- do verbo loger:alojar.
É resumidamente, um processo onde um produto é estrategicamente direcionado doprodutor para os clientes incluindo a compra de matéria-prima, seu armazenamento, a movimentação destes materiais dentro da empresa e também o transporte até o cliente. Portanto, é definida como a maneira para se obter maior rentabilidade no que se refere à distribuição de produtos para clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle das atividades de movimentação e armazenagemque visa facilitar o fluxo de produtos. (Ballou, 1998).verificar se colocamos o ano do livro e autor do livro

1.2 - Histórico
A princípio, o conceito de logística estava unicamente relacionado a atividades militares,era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas,roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc.

1.3- Aplicabilidades
A logística tem o papel de administrar qualquer tipo de negócio de forma integrada e estratégica, de planejar e coordenar todas as atividades, implementar e controlar eficazmente todo o processo de produção, procurando sempre a satisfação do cliente, ou seja, uma ferramenta gerencial essencial que as empresas tem que terpara obter maior ganho de mercado em relação ao seu concorrente. 

Para que consiga a excelência desse papel, a logística se preocupa com alguns departamentos considerados chaves para seu sucesso, que são: 

Estoques: É a parte responsável pela acumulação de matérias-primas, suprimentos, matérias em processo e produtos acabados. O estoque tem uma variação do seu local físico, de acordo com acaracterística do produto. O estoque mais utilizado pelas empresas são estoques de segurança, onde é necessário manter um nível mínimo de estoque, suficiente para suprir a demanda. O estoque é uma das atividades da armazenagem. 

Armazenagem: É a secção responsável pela guarda temporária de produtos em geral, ou seja, é a utilização eficiente do espaço necessário para estocar os produtos. Suas...
tracking img