Logistica reversa na siderurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA REVERSA NO TRANSPORTE DO RESÍDUO INDUSTRIAL GERADO NAS EMPRESAS SIDERÚRGICAS[1]

Flaviano Oliveira Carvalho[2]
Oliveiro Marques Dias de Oliveiro[3]
Sidiney Andrade Roque[4]
Yuji Miyabara

RESUMO

A geração de resíduos oriundos de processos produtivos tem sido um fator de alerta. A escassez de recursos naturais, o constante crescimento de mercado e a dificuldade dedisponibilidade de locais adequados para desprezar tais resíduos levam as indústrias a criarem meios sustentáveis que as tornem ambientalmente corretas e comprometidas com as causas socioambientais. Com isso, estratégias de logística reversa se tornam fatores competitivos aplicáveis não só ao resíduo que retorna como uma matéria-prima (primária ou secundária), mas também a imagem da organização mediante asociedade. O retorno de materiais e produtos, pós-venda ou pós-consumo, é possível por meio de canais reversos de distribuição. A logística reversa é apresentada como ferramenta estratégica para tornar o processo produtivo sustentável. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos da logistica reversa e destacar resultados de uma gestão eficaz dos resíduos gerados nas industriassiderurgicas brasileiras. Também são citados nesse trabalho aspectos como o cenário ambiental mercadologico contemporaneo e importancia da logistica reversa para minimizar impactos ambientais.

Palavras-Chave: Resíduo. Recursos. Logística Reversa. Desenvolvimento Sustentável.


1 INTRODUÇÃO


A logística, segundo Ballou (1993), trata-se de:


Todas as atividades demovimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto do consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável. (p. 24)


Ballou ressalta a importância da logística em uma ótica de fluxo direto. Ou seja, toda açãorelacionada ao processo incluído as informações que movimentam os prudutos. A logística de fluxo direto também é apresentada como diferencial competitivo por providenciar níveis de serviços adequados a custos razoáveis.

A logística reversa conceituada por Leite(2003) define que:

A Logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxoe as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros. (p. 16)


A logística reversa é abrangente em seu conceito sobre o fluxo que agrega valor aoresíduo gerado em processo ou valor agregado no nível de serviço através de logística reversa de pós-venda. O presente artigo vem apresentar através de pesquisa bibliográfica a importância da logística reversa nos aspectos ambiental, social e econômica em atividades de empresas siderúrgica. A atividade industrial é responsável pela geração de resíduos que em muitos casos não apresentam uma devidadestinação ou tratamento adequado. Preocupações como: onde armazenar ou desprezar e legislações cada vez mais ajustadas têm levado as indústrias a uma preocupação e ação mediante a movimentação, armazenamento e destinação destes materiais.

Será abordado, por meio de um conceito geral de logística reversa, como esse fluxo pode contribuir na redução desse impacto gerado no processo produtivo,que são as sobras e como a logística reversa contribui na reinteiração desse resíduo no processo produtivo através dos canais de fluxo reversos. Para que essa reiteração se realize, são necessárias as etapas de coleta, seleção, preparação e reciclagem industrial ao ciclo produtivo. Reiterando o processo como matéria-prima primária ou secundária.

Acredita-se que a aplicação da logística reversa...
tracking img