Logistica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POR QUE A LOGÍSTICA FOI TÃO IMPORTANTE NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL?

A Logística foi importante na Segunda Guerra Mundial, devido ao emprego maciço do transporte rodoviário, pelas principais nações participantes do conflito. Segundo o general Marshall, a Segunda Guerra Mundial foi a Guerra do automóvel, onde a flexibilidade no transporte de homens e armas aumentou consideravelmente com autilização de automóveis e caminhões pelas forças armadas, tornando-a a primeira guerra motorizada da história. (FONTE:......., ....)
As grandes potências como EUA e Grã- Bretanha tinha as maiores frotas de veículos motorizados, foram desembarcados não menos que 140 mil veículos motorizados (100 mil deles apenas nos primeiros 11 dias. Os alemães também investiram pesados na guerra motorizada ainda fizeramamplo usos de cavalos.
As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. Por isso, eram necessárias grandes deslocamentos de um lugar para o outro, além de exigir que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar. Para fazer chegar os carros de guerras ex: tanques, blindados etc, Grandes grupos de soldados e transportar armamentos pesados aos locais de combate,eram necessários uma organização logística das mais fantásticas, onde envolvia a preparação dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição e armas e outras atividades.
Durante muitos séculos, a Logística esteve associada apenas a atividade militar, na Segunda Guerra Mundial , contando com uma tecnologia mais avançada, a Logística acabou por abranger outros ramosda administração militar. Assim, a ela foram incorporados os civis, dando a eles os conhecimentos e a experiência militar. O sistema logístico foi desenvolvido e foi tão importante neste momento histórico, com intuito de abastecer, transportar e alojar tropas sendo que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que as campanhas militares fossemrealizadas e contribuía para a vitória das tropas nos combates.

COMO A LOGÍSTICA EVOLUIU NO SEC XX?

A Logística como a conhecemos, por outro lado, teve suas origens junto aos militares. Ainda no século XIX, a Logística no contexto militar era definida como a arte prática de movimentar exércitos. Apesar do papel central junto aos exércitos, a Logística demorou mais para entrar no mundoempresarial. Foi graças ao motor a vapor (século XVIII) e principalmente às redes ferroviárias (século XIX) que o transporte passou a cobrir uma distância considerável em pouco tempo, o que tornou possível movimentar de maneira barata os bens de consumo por milhares de quilômetros. Depois, com a linha de montagem (da qual o carro Ford T é um exemplo célebre) foi possível organizar melhor uma rede desuprimentos para atender às demandas específicas. A produção em massa estimulou a pesquisa em outras áreas, como nos problemas de gestão.
A logística industrial cresceu durante o século XX. Naquela época, ainda falava-se em “distribuição física”, um assunto que era ligado tanto ao marketing quanto à logística. Imagine que já era importante para gerenciar a distribuição de produtos agrícolas, umavez que os centros urbanos distanciavam-se cada vez mais dos locais de produção de alimentos. Muito falava-se sobre os custos logísticos, mas ninguém discutia a relação entre eles (custos de armazenagem, de estoques, de transportes…). Pouco entendia-se desta relação, pois faltavam ferramentas quantitativas para analisar as questões que ligavam cada um destes custos. Esta situação mudaria logo, maisuma vez graças aos militares. Durante os anos 50, começaram os estudos sobre como as ferramentas e técnicas militares poderiam ajudar o mundo empresarial. Na logística, foram logo identificados vários problemas que poderiam ser resolvidos com auxílio da pesquisa operacional. A localização de armazéns e de centros de distribuições, o planejamento de transportes, a gestão dos estoques, a...
tracking img