Logistica arcelor mittal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE BOBINAS DA ARCELORMITTAL TUBARÃO NO MERCADO INTERNO

Breno de Souto Branco Coutinho
Pedro Henrique Azevedo Fonseca

Faculdades Integradas Espirito Santense - FAESA
Engenharia de Produção

RESUMO

Este artigo analisa e discute os diferentes tipos de modais utilizados para o transporte de bobinas de aço pela ArcelorMittal Tubarão. Com o destinojá definido para as bobinas de aço, são considerados custo, velocidade, prazo, frequência, disponibilidade e capacidade, para assim planejar e fazer a melhor escolha dentre os três modais utilizados para tal transporte. Após estudos, foi identificado, dentre os três modais, quais foram os de maiores utilização para o transporte de bobinas de aço na ArcelorMittal Tubarão no ano de 2010, são elesrespectivamente: Hidroviário, Rodoviário e Ferroviário.
Palavra-Chave: Acelor Mital, Bobinas, Mercado Interno.

ABSTRACT
This article analyzes and discusses the different types of modes used for the transport of steel coils by ArcelorMittal Tubarão. With the target already set for the steel coils are considered as cost, speed, duration, frequency, availability and ability to plan well and makethe best choice among the three modes used for such transportation. After studies, was identified among the three modes, which were the major use for the transport of steel coils at ArcelorMittal Tubarão in 2010, they are respectively: Waterways, Road and Rail.

1. INTRODUÇÃO

A busca por atender novos e concorridos mercados tem levado diversos agentes econômicos a viabilizar alternativas detransporte com menor custo. Segundo Nazário (2000), o uso de mais de um modal é uma oportunidade para as empresas tornarem-se mais competitivas, visto que o modal rodoviário predomina na matriz de transportes brasileira, mesmo para produtos/trechos onde ainda não é competitivo. Além do custo direto para as empresas, Silva et al. (2004) salientam que o uso mais adequado dos modais de transportepoderia gerar uma economia anual para o país de aproximadamente R$ 1 bilhão de reais em transportes.
Com o mercado atual cada vez mais exigente e a concorrência cada vez mais estruturada, as empresas estão sempre em busca de novas tecnologias de logística de distribuição.
Estudando sempre formas para diminuir o tempo do seu processo. Por muitas vezes para esses estudos é necessário investimentos.Esses investimentos visam alavancar seus negócios, buscando maneiras de expandir seu mercado de forma cada vez mais eficaz, rápida e segura, fazendo com que seus produtos e ou serviços consigam ser entregues a qualquer parte do mundo.
A ArcelorMittal Tubarão como forte produtora de aço no mundo tem como vantagem competitiva um sistema de logística seguro e eficaz. Para o transporte de bobinas deaço são utilizados os seguintes modais: Roviário, ferroviário e hidroviário.
Este trabalho visa definir, caracterizar e classificar os modais de transporte de bobinas de aço na ArcelorMittal Tubarão,estabelecendo uma comparação entre eles, podendo assim saber qual modal será mais adequado referente ao destino escolhido.

2. TRANSPORTE

De acordo com Alvarenga e Novaes (2000,p 93), para seorganizar um sistema de transporte é preciso ter uma visão sistêmica, que envolve planejamento, mas para isso é preciso que se conheça: os fluxos nas diversas ligações da rede; o nível de serviço atual; o nível de serviço desejado; as características ou parâmetros sobre a carga; os tipos de equipamentos disponíveis e suas características (capacidade, fabricante, etc.); e os sete princípios ouconhecimentos, referentes à aplicação do enfoque sistêmico. Quanto aos parâmetros de carga, os principais elementos são: peso e volume, densidade média; dimensão da carga; dimensão do veículo; grau de fragilidade da carga; grau de perecibilidade; estado físico; assimetria; e compatibilidade entre cargas diversas.
Sendo assim, pode-se observar que no transporte de produtos, vários parâmetros precisam ser...
tracking img