O champanhe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

O Champanhe
Gestão Hoteleira Alojamento – B

Trabalho realizado por:
Catarina Paiva
Francisco Rocha
Marta Marques
Índice

Introdução 3
Definição 4
História do Champanhe 4
A videira “ Chardonnay”– ciclo vegetativo 6
O trabalho na vinha... 7
Algumas receitas... 8
“Batido de Morango com Champanhe” 8
“Frango ao champanhe” 9“Peixe assado ao molho de champanhe e lentilhas” 10
“Trufas de chamapanhe” 12
Como servir o champanhe... 13
Algumas Notícias... 14
“Espumantes Bairrada são compras aconselhadas no Guia da Revista de Vinhos 14
“O champanhe mais velho encontrado” 15
Para uma taça de champagne cientificamente bem servida 16
Conclusão 18
Bibliografia 19

Introdução

Neste trabalho vamos falar sobre o queé o champanhe, a sua história e como foi criado,. Referiremos também o ciclo vegetativo da videira “Chardonnay” e como é feito o trabalho numa vinha.
Vamos referir também algumas receitas que usam champanhe na sua composição; a maneira como se deve servir o champanhe e algumas noticias que circulam no mundo e onde o champanhe foi noticia.

Definição

O Champagne é um vinhoespumante natural com gás carbónico, resultante de uma segunda fermentação alcoólica em garrafas ou em recipientes hermeticamente fechados.
O vinho espumante natural é um vinho cujas características e métodos de fabrico foram importados de França.
Em Portugal temos bons vinhos espumantes naturais, especialmente nas zonas de Lamego, Bairrada e Azeitão.

História do Champanhe

O champanhe éoriginário da região de Champagne, que fica a 150 km de Paris. A sua tradição na região é bastante antiga antiga – remonta à época romana, pois foram eles que plantaram as primeiras videiras.
A sua descoberta é atribuída ao monge Dom Pérignon (1668-1715), cujo nome é hoje em dia uma famosa marca de champanhe.
Dom Perignon era o responsável pelas adegas da Abadia de Hautvilleres, e a dada alturaficou curioso com a a afirmação dos vinicultores de que certos tipos de vinhos fermentavam novamente depois de engarrafados. Acontece que, nesse processo, os gases estouravam as rolhas ou arrebentavam as garrafas.
Dom Pérignon então experimentou garrafas mais fortes e rolhas amarradas com arame, conseguindo obter assim a segunda fermentação dentro do recipiente... e assim surgiu um vinhoespumante e delicioso. Entretanto a viúva Clicquot (que hoje em dia também é uma marca conhecida de champanhe) inventou os processos de remuage e dégorgement, que vieram a melhorar bastante a qualidade do champanhe, pois este ficou mais límpido e transparente (sem resíduos).
Até 1876, o champanhe era uma bebida de paladar doce, nao existindo o seco ou o meio seco. Foi uma empresa inglesa queinicialmente encomendou um vinho espumante sem açucar, que durante algum tempo foi apenas consumido na Inglaterra – nasce assim o champanhe seco. Actualmente é mais vendido até que o doce.
Apesar de ter sido criado no final do século XVII, só no reinado de Luís V é que o champanhe se tornou famoso, devido à sua amante, Madame Pompadour que gostava imenso desta bebida.
Durante a revolução Francesa ochampanhe tornou-se amaldiçoado pois estava associado à Nobreza e ao luxo da corte francesa, enquanto o povo morria á fome. Mais tarde, e já no Império de Napoleão o champanhe voltou a ter o seu lugar de destaque.
A primeira marca de luxo a aparecer foi o Cuvée de Prestige, feita por ordem do Czar Alexandre II, quando a França foi ocupada pelas tropas Russas. As primeiras embalagens foram feitas emgarrafas de cristal puro (daí a marca Cristal)
A videira “ Chardonnay”– ciclo vegetativo

De seguida vamos explicar o ciclo vegetativo da videira Chardonnay, uma das mais prestigiadas e conhecidas de todo o mundo. A videira chardonnay (uva branca) inicia o seu ciclo de crescimento em meados de Abril e inícios de Maio e termina por volta de 15 de Setembro.

O trabalho na vinha...

A...
tracking img