Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA – INESP

MELHORIAS DA LOGÍSTICA NA ARCELOR MITTAL

Talitha Michalsky Vilano

Divinópolis/MG Abril de 2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA – INESP

MELHORIAS DA LOGÍSTICA NA ARCELOR MITTAL

Talitha Michalsky Vilano

Relatório de Estágio apresentado aUniversidade do Estado de Minas Gerais, como parte das exigências do curso de Engenharia de Produção, para obtenção de pontos e aprovação na disciplina Estágio.

Orientadora: Pâmella Gabriela Oliveira

Divinópolis/MG Junho/2012 2

SUMÁRIO

1 1.1 1.2 2 3 4 5 6 7

INTRODUÇÃO............................................................................... 04Justificativa..................................................................................... 04 Objetivo.......................................................................................... 04 REVISÃO TEÓRICA....................................................................... 05 METODOLOGIA............................................................................ 07 AEMPRESA.................................................................................. 07 DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA................ 08 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS..................................................10 CONCLUSÕES...............................................................................12 REFERÊNCIAS..............................................................................13

3

1. INTRODUÇÃO

Em nossocotidiano a concorrência entre as empresas está aumentando rapidamente não importando seu seguimento profissional. A logística, que deve ser entendida como o gerenciamento estratégico dos fluxos de materiais e das informações para levar, de forma eficiente e eficaz, os produtos de uma origem a um destino, possui uma importância fundamental nesse novo cenário. A aplicação da Logística em umadeterminada empresa é uma escolha muito importante. O que todos os empresário buscam é a minimização de custos juntamente a agilidade no processo ganhando tempo. E é o foco da logística, trazer otimização do processo como um todo, desde sua disponibilidade no mercado até o cliente final. Uma vez que a empresa em estudo é uma distribuidora que transporta para o Brasil inteiro, sua logística é um setor demera importância. Em seu campo de atuação, a mesma se destaca, pois não há concorrentes que produzem o mesmo tipo de produto. Por essa razão, a logística deve ser totalmente explorada dentro da empresa para viabilizar o processo, principalmente na parte de transporte, que é onde se encontram os maiores custos da empresa, pelo elevado preço do combustível. Então propor novas rotas e planejar asentregas, organizando todo o processo, seria o ideal de propósito dentro da mesma.

1.1 Objetivos Este trabalho irá visar algumas melhorias sobre carregamento e descarregamento na empresa modelo onde existe um gargalo. Será coletados alguns dados como a média de tempo para carga e descarga onde otimizará o processo organizando entre horários apropriados para carga e descarga .

1.2 Justificativa Osetor de carregamento de descarregamento da empresa foi escolhido por que é o mais importante da empresa, pois é onde as mercadorias são recebidas para estoque e encaminhadas para os clientes. E por ser o mais importante é necessário ter mais atenção para a solução dos gargalos existentes na mesma.

4

2. REVISÃO TEÓRICA Para Ballou, (2006); “O manuseio de materiais em um sistema de estocageme manuseio é representado por três atividades principais: carga e descarga movimentam para e da estocagem e atendimento dos pedidos. ( BALLOU, 2006)” Para Ballou, (2006); O manuseio de materiais dentro de um armazém ou área de estocagem é uma atividade típica de mão- de –obra intensiva, pois grande parte do manuseio de materiais no mundo inteiro é realizada manualmente, ou, no maximo, por...
tracking img