Logisitica internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Autor(a): Kloê Cardoso Siqueira

De acordo com Ludovico (2007, P.189-191) a história dos transportes abrange duas etapas bem definidas. A primeira compreende o período que procedeu a Revolução Industrial; em que, até então, somente se aproveitava a força humana, dos animais de tração e de carga, das correntes de água e dos ventos. A segunda etapa começa quando ovapor, a eletricidade e as máquinas de combustão se generalizam como fontes de força motriz. As condições básicas que caracterizam cada um dos meios de transporte influíram de modo considerável sobre as técnicas adotadas, bem como sobre as formas resultantes de organização e propriedade das mesmas. Ainda, conforme com Ludovico (2007, P.197 e 198) o trafego pelas estradas de rodagem desenvolveu-se apartir de três tipos principais de veículos: os particulares, os de aluguel e as diligencias. O carro de transporte de tração animal constituiu um elemento de reconhecida utilidade nas zonas rurais durante muitos anos. Sobreviveu à introdução das estradas de ferro em muitas regiões como meio eficaz de transporte local, até surgir o caminhão. Os navios são, em geral, de propriedade particular, aopasso que os cais e os portos podem pertencer a entidades publicas locais, repartições governamentais e empresas privadas. O transporte interior por vias fluviais pode ser considerado como caso intermediário. O transporte aéreo tem uma estrutura econômica que difere basicamente tanto do transporte terrestre como do marítimo, pois o que caracteriza a técnica da exploração de um alinha de transporteaéreo é a necessidade de gastar força motriz para manter os veículos aéreos em vôo e o alto custo de exploração. Segundo Keedi (2007, P.24) a logística de transporte é realizar transferência de bens de seu ponto de origem até o seu ponto de destino. Uma logística de transporte montada adequadamente pode representar para a empresa a lucratividade ou prejuízo na atividade exportadora ou importadora e,conseqüentemente, a sua manutenção, incremento ou retirada do jogo das trocas internacionais.

Conforme Ballou (2009, P.19) a logística tem importância numa escala global. Na economia mundial, sistemas logísticos eficientes formam base para o comercio e a manutenção. Segundo Figueiredo, Fleury e Wanke (2006, P.28) a definição proposta pelo Council of Logistics Management (CLM), a logística seriauma parte componente daquilo que comumente se entende por gerenciamento de cadeias de suprimento. Em suas palavras, a “logística é a parte do gerenciamento de cadeias de suprimento responsável pelo planejamento, implementação e controle, de modo eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de produtos (bens e serviços) e informações relacionadas, do ponto de origem até o ponto de consumo, com vistasao atendimento das necessidades dos clientes.” Conforme Novaes (2007, P.35) conceitua-se a logística adotando a definição do Council of Supply Chain Management Professionals norte-americano, que diz: “Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origematé o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.” De acordo com os conceitos e definições de logística citados pelos autores acima, a pesquisadora conclui que Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos e um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criarmecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos, principalmente a nível global.

INCOTERMS, TRANSBORDO

MULTIMODALIDADE,

INTERMODALIDADE

E

Conforme Keedi (2007, P.43) os Incoterms – International Comercial Terms (Termos de Comércio Internacional) é um conjunto de termos oriundo dos vários usos e costumes de diversos países e define...
tracking img