Logica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Estudar lógica representa aprimorar a arte de pensar. O dom de raciocinar e o dom da inteligência, todo ser humano normal os possui, o que difere no entanto, é a forma com qual usamos e demonstramos esses dons.
No instante que haja um aprimoramento, treinamento e uma aplicabilidade de nossos dons, poderemos julgar e até avaliar o rendimento intelectual do ser humano. Lógica, demaneira geral, consiste em ser a arte de pensar corretamente, isto é, nem sempre raciocinamos da maneira correta, às vezes tomamos uma decisão ao invés de outra, agimos diversas vezes de maneira ilógica.
Mas por que isso acontece? Se todo ser humano normal tem o dom de raciocinar, como pode cometer equívocos lógicos? É verdade que problemas externos tais como: estresse, pressa, ou até mesmocomodismo, contribuem para isso, mas na verdade o que falta mesmo é pensar tranquilamente, pacientemente e principalmente corretamente, e é neste ponto que encontramos a lógica como, “uma ciência que estuda as leis e critérios de validade que regem o pensamento e a demonstração, ou seja, ciências dos princípios formais do raciocínio”. [Manzano.]
Todo profissional que possuí como ferramenta de trabalhoo raciocínio, seja para resolver problemas de ordem administrativa ou financeira, problemas matemáticos, de planeamento ou de estratégia, entre outros, utiliza como matéria-prima para o seu trabalho a arte de pensar. Resolver problemas na mesma ordem dos citados anteriormente requer muita atenção e ótima performance de conhecimento do raciocínio.
Há-de lembrar que não existe disciplina queensine puramente a pensar, o que existe são disciplinas que mostram como desenvolver e aperfeiçoar o dom de pensar. É de fundamental importância estudar lógica para o desempenho de qualquer profissão que necessite de um alto nível de raciocínio. Percebemos a importância da lógica na nossa vida, não só na teoria, como também na prática, já que quando queremos pensar, falar ou escrever corretamente,precisamos ordenar primeiro no pensamento, isto é, utilizar a lógica

Definição de Lógica e de pensamento
A ciência das leis necessárias do entendimento e da razão em geral ou, o que é a mesma coisa, da simples forma do pensamento em geral, designamo-la de Lógica. ’ – Kant. A disciplina filosófica que se dedica ao estudo das leis, princípios e regras a que deve obedecer o pensamento e o discurso éprecisamente a lógica. No seu sentindo etimológico, ela é a ciência do ‘logos’.
O termo ‘logos’ de origem grega, significa: palavra, discurso , pensamento, razão. Como tal, a lógica terá por objecto o pensamento e o discurso, preocupando-se com a sua correcção.
O pensamento trata-se de uma ocorrência que se dá na mente, como um sentimento, uma emoção, uma percepção, uma volição, uma evocação,uma memorização, um raciocínio etc.
Assim o pensamento é uma sequência de evocações de percepções, de associações, de sentimentos, e de tudo o que o funcionamento do cérebro pode produzir. Note-se que o pensamento pode mesmo ser inconsciente (consciência já pode ser o tema de outro tópico).
Portanto, o pensamento, é um campo muito vasto, um termo muito ambíguo. As primeiras abordagens dopensamento foram feitas pela filosofia. Cria-se uma confusão entre a lógica e a psicologia. O pensamento é uma questão de lógica. Kant define a lógica como uma ciência que trata de forma exaustiva e restrita, as leis do pensamento.
Só na segunda metade do século XX é que se deixa esta psicologia restrita para uma psicologia centrada no sujeito e nos seus processos mentais. O pensamento é polimorfodiversas qualidades e atividades.
 Para o pensamento filosófico e científico, embora que ainda distanciado da experimentação, a lógica veio instrumentalizar pensamentos, dar maior sustentabilidade às questões racionais em busca de motivos nas relações causa-efeito, enfim. A filosofia e a ciência ganham quando por elaborações do pensamento vão além do mundo revelado, neste sentido, a lógica marca a...
tracking img