Processos - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um processo pode ser entendido como um programa em execução, e para sua execução serão necessários alguns recursos, como: CPU, memória, arquivos, entre outros. Um processo é representado no sistemaoperacional por um bloco de controle de processo (PCB — Process Control Block).

O sistema operacional reserva uma área da memória onde coloca informações sobre cada processo a ser executado. Asalocações das informações em um PCB (bloco de controle de processos) estão divididas em duas classes: Contexto de Hardware, Contexto de Software. Quando um processo está em execução, seu contexto dehardware está armazenado nos registradores do processador. Quando o processo perde o controle do processador, os dados dos registradores são salvos no contexto de hardware.
Um processo pode estar em umdos seguintes estados: • Novo: o processo está sendo criado; • Pronto: o processo está esperando a liberação do processador para que possa executar; • Em execução: as instruções estão sendo executadas;• Em espera: o processo está esperando pela ocorrência de algum evento (por exemplo, o término de uma operação de E/S); • Terminado: o processo terminou sua execução.

Quando ocorre a troca deprocessos na utilização do processador, dizemos que ocorreu uma “mudança de contexto”. Quando um processo está em execução, parte dos seus dados está armazenada nos registradores da UCP.

À medida quecada instrução é executada, o IP vai sendo incrementado de maneira a apontar para a instrução seguinte. Isso quer dizer que cada processo tem direito a utilizar o processador durante uma determinadafatia de tempo. Então, quando acaba a fatia de tempo de um processo, ele volta ao estado de pronto e aguarda a sua vez de ganhar uma nova fatia. As características que foram descritas nessa parte estãorelacionadas ao termo CONCORRÊNCIA, que permite a execução de várias tarefas ao “mesmo tempo”. Threads - podem ser definidos como as tarefas de um processo, Em um mesmo processo, pode haver um ou...
tracking img